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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
O plantio de árvores ao longo das rodovias não deve ocorrer dentro da zona livre
lateral, uma vez que podem se tornar elementos de risco e prejudicar a segurança dos
usuários que trafegam nas vias. Muitas vezes, os obstáculos naturais são protegidos
por leis ambientais e não podem ser removidos nem realocados. Contudo, sempre que
possível, deve-se considerar a remoção desses elementos dentro da zona livre de se-
gurança. Uma solução comumente utilizada para proteger os veículos de choques com
os obstáculos, em situações nas quais os elementos naturais não podem ser removi-
dos, redesenhados ou realocados é utilizar dispositivos de contenção ou amortecedo-
res de impacto [3].
8.2.2 Suportes de sinalização vertical, de iluminação ou utilitários
Postes de iluminação ou utilitários, suportes de sinalização e colunas de pórticos, em
geral, são exemplos de obstáculos pontuais que podem apresentar risco para os usuá-
rios [3]. Esses obstáculos são mais difíceis de serem realocados para fora da zona livre
lateral, uma vez que devem estar situados próximos à rodovia para cumprirem suas
funções [1]. Assim, recomenda-se o uso de suportes que não constituem obstáculos
fixos nesses dispositivos, para que em situações de saída de pista de um veículo, o
obstáculo seja frágil o suficiente para reduzir as consequências do impacto e romper de
maneira previsível [7].
Suportes colapsíveis são projetados para ceder, deslizar ou romper assim que fo-
rem atingidos, por meio do uso de mecanismos com elementos de fratura, base desli-
zante, dobradiças ou combinações entre eles. O uso desses dispositivos torna os pos-
tes ou suportes passivamente seguros, devendo apresentar uma base remanescente
com no máximo 10 cm de altura [7].
Nos casos em que o uso dos suportes que não constituem obstáculos fixos não
for praticável, deve-se estudar a possibilidade de implantação dos postes ou suportes
atrás de dispositivos de contenção lateral já instalados ou em áreas inacessíveis ao
tráfego de veículos, onde a possibilidade de serem atingidos é menor. Conforme “Ins-
trução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança” do DER/SP, pode-se utilizar
dispositivo de contenção longitudinal ou dispositivo amortecedor de impacto adequado
para a proteção dos suportes [2].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP