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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                       O plantio de árvores ao longo das rodovias não deve ocorrer dentro da zona livre
                  lateral, uma vez que podem se tornar elementos de risco e prejudicar a segurança dos
                  usuários que trafegam nas vias. Muitas vezes, os obstáculos naturais são protegidos

                  por leis ambientais e não podem ser removidos nem realocados. Contudo, sempre que
                  possível, deve-se considerar a remoção desses elementos dentro da zona livre de se-
                  gurança. Uma solução comumente utilizada para proteger os veículos de choques com
                  os obstáculos, em situações nas quais os elementos naturais não podem ser removi-
                  dos, redesenhados ou realocados é utilizar dispositivos de contenção ou amortecedo-

                  res de impacto [3].



                  8.2.2 Suportes de sinalização vertical, de iluminação ou utilitários



                  Postes de iluminação ou utilitários, suportes de sinalização e colunas de pórticos, em
                  geral, são exemplos de obstáculos pontuais que podem apresentar risco para os usuá-
                  rios [3]. Esses obstáculos são mais difíceis de serem realocados para fora da zona livre

                  lateral, uma vez que devem estar situados próximos à rodovia para cumprirem suas
                  funções [1]. Assim, recomenda-se o uso de suportes que não constituem obstáculos
                  fixos nesses dispositivos, para que em situações de saída de pista de um veículo, o
                  obstáculo seja frágil o suficiente para reduzir as consequências do impacto e romper de
                  maneira previsível [7].


                       Suportes colapsíveis são projetados para ceder, deslizar ou romper assim que fo-
                  rem atingidos, por meio do uso de mecanismos com elementos de fratura, base desli-
                  zante, dobradiças ou combinações entre eles. O uso desses dispositivos torna os pos-

                  tes ou suportes passivamente seguros, devendo apresentar uma base remanescente
                  com no máximo 10 cm de altura [7].

                       Nos casos em que o uso dos suportes que não constituem obstáculos fixos não
                  for praticável, deve-se estudar a possibilidade de implantação dos postes ou suportes

                  atrás de dispositivos de contenção lateral já instalados ou em áreas inacessíveis ao
                  tráfego de veículos, onde a possibilidade de serem atingidos é menor. Conforme “Ins-
                  trução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança” do DER/SP, pode-se utilizar
                  dispositivo de contenção longitudinal ou dispositivo amortecedor de impacto adequado

                  para a proteção dos suportes [2].




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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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