Page 310 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 310

CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                                                  C. Rotatória alongada

                            Figura 9.9: Dispositivo de interseção em nível — rotatória alongada



















                                                 Fonte: elaborado pelo autor



                      As rotatórias alongadas têm sido uma solução bastante utilizada, tendo em vista
                   resultados positivos em relação à Segurança Viária, devido  à eliminação de conflitos
                   transversais. Ao contrário do que sua denominação indica, operam como dois retornos
                   associados e não como uma rotatória tradicional. No segmento entre os retornos conse-
                   cutivos, em geral, são implantadas faixas duplas de tráfego para abrigarem movimentos
                   de entrelaçamento. O retorno central alongado fornece refúgio para veículos que aguar-
                   dam a oportunidade para conversão e, portanto, mantém o caminho livre para o tráfego
                   de passagem.

                      Movimentos e conflitos: rotatórias alongadas eliminam conflitos de maior severida-
                   de, como conflitos transversais e frontais oriundos de conversões diretas à esquerda e
                   de cruzamentos. Permitem ainda ângulos de visibilidade seguros para tomada de deci-
                   são sobre os movimentos. Apresentam conflitos de entrelaçamento.
                      Velocidade: sua configuração geométrica deve ser pensada para a redução mode-
                   rada da velocidade em todas as aproximações e para a gestão da velocidade praticada
                   no dispositivo, especialmente se o trecho de entrelaçamento entre os dois retornos for
                   muito extenso.

                      Visibilidade: deve ser dedicada atenção especial para situações de implantação em
                   curvas verticais convexas. Também, é preciso verificar a visibilidade para que os moto-
                   ristas consigam visualizar corretamente o início da rotatória alongada.

                      VDM e VHP: rotatórias alongadas devem ser avaliadas quanto à capacidade em si-
                   tuações de elevado volume de tráfego.





                                                                                                            309

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   305   306   307   308   309   310   311   312   313   314   315