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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
C. Rotatória alongada
Figura 9.9: Dispositivo de interseção em nível — rotatória alongada
Fonte: elaborado pelo autor
As rotatórias alongadas têm sido uma solução bastante utilizada, tendo em vista
resultados positivos em relação à Segurança Viária, devido à eliminação de conflitos
transversais. Ao contrário do que sua denominação indica, operam como dois retornos
associados e não como uma rotatória tradicional. No segmento entre os retornos conse-
cutivos, em geral, são implantadas faixas duplas de tráfego para abrigarem movimentos
de entrelaçamento. O retorno central alongado fornece refúgio para veículos que aguar-
dam a oportunidade para conversão e, portanto, mantém o caminho livre para o tráfego
de passagem.
Movimentos e conflitos: rotatórias alongadas eliminam conflitos de maior severida-
de, como conflitos transversais e frontais oriundos de conversões diretas à esquerda e
de cruzamentos. Permitem ainda ângulos de visibilidade seguros para tomada de deci-
são sobre os movimentos. Apresentam conflitos de entrelaçamento.
Velocidade: sua configuração geométrica deve ser pensada para a redução mode-
rada da velocidade em todas as aproximações e para a gestão da velocidade praticada
no dispositivo, especialmente se o trecho de entrelaçamento entre os dois retornos for
muito extenso.
Visibilidade: deve ser dedicada atenção especial para situações de implantação em
curvas verticais convexas. Também, é preciso verificar a visibilidade para que os moto-
ristas consigam visualizar corretamente o início da rotatória alongada.
VDM e VHP: rotatórias alongadas devem ser avaliadas quanto à capacidade em si-
tuações de elevado volume de tráfego.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP