Page 309 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 309

CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                      Movimentos e conflitos: rotatórias eliminam conflitos de maior severidade, como
                   conflitos transversais e frontais oriundos de conversões diretas à esquerda. Permitem,
                   ainda, ângulos de visibilidade seguros para tomada de decisão em todas as aproxima-
                   ções. São indicadas para situações em que ocorre quantidade significativa de movimen-
                   tos de cruzamento.

                      Velocidade: permite que os diferentes movimentos sejam realizados com baixas di-
                   ferenças de velocidade, tanto na via circular como nas aproximações. Sua configuração
                   geométrica deve ser pensada para promover a redução da velocidade em todas as apro-
                   ximações. Recomenda-se, também, cautela na utilização de raios de maiores dimensões,
                   já que esses tendem a induzir maiores velocidades na via circular, aumentando o dife-
                   rencial de velocidades entre os movimentos ao redor da ilha central e nas aproximações.

                      Visibilidade: deve ser dedicada atenção especial para situações de implantação de
                   rotatórias em curvas verticais convexas, uma vez que a visibilidade do dispositivo na
                   aproximação pode ser comprometida. É recomendado que a ilha central receba trata-
                   mento para restringir a visibilidade através da interseção, contribuindo para a redução
                   de velocidade nas aproximações.

                      VDM e VHP: este tipo de interseção pode ser admitido em rodovias com valores de
                   VDM e VHP diversos. Devem ser avaliadas quanto à capacidade em situações de grande
                   fluxo de tráfego, dependendo do raio do dispositivo e das condições de segurança.
                      Classe:  mais  indicado  para  vias  de  classe  IB,  II,  III  e  IV,  em  especial  rodovias  não
                   duplicadas.

                      Usuários vulneráveis: impõem percursos maiores para travessia de pedestres e ci-
                   clistas. Deve ser analisada a necessidade de canalizações para a circulação de pedestres,
                   de forma a evitar a circulação desses usuários pela ilha central.

                      Características adicionais: é indicado que as aproximações e a ilha central recebam
                   iluminação.























          308

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   304   305   306   307   308   309   310   311   312   313   314