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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Quadro 10.3: Soluções de Segurança Viária em travessias urbanas
Objetivos de projeto Objetivos de projeto Diretrizes dos estudos e projetos
Tipo I • preservação da capacidade • controle de acessos;
da rodovia e manutenção • construção de vias marginais, de modo a evitar
Rodovias que de padrões aceitáveis de
passam por operação em termos de conflitos;
perímetro urbano em fluidez e segurança • separação física dos fluxos de usuários
situação segregada vulneráveis, onde necessário;
• consideração da implantação de contornos
rodoviários.
Tipo II • reordenamento do uso do • controle de acessos e hierarquização do sistema
Rodovias solo na área de influência da viário local na área de influência da rodovia para
proteção dos trechos rodoviários urbanos;
rodovia;
atravessando áreas
de influência urbana • compatibilização das redes • imposição de graus de bloqueio ao trecho,
com passagem viárias, local e regional; permitindo manobras apenas em interseções e
perturbada • adequação das velocidades, acessos autorizados;
minimizando a redução • separação física do fluxo veicular e de usuários
de capacidade e das vulneráveis;
velocidades operacionais. • construção de vias marginais para acessos;
• construção de infraestrutura adequada para
pedestres e ciclistas;
• implantação de iluminação pública adequada para
todos os usuários da via;
• sinalização horizontal separando os fluxos de
tráfego;
• construção de baias para paradas de ônibus;
• construção de locais de estacionamento
específicos nas áreas urbanizadas sem interferir
na rodovia;
• refúgios centrais para travessias de pedestres em
dois tempos;
• inclusão de sinalização adequada e semáforos,
se necessário, para movimento de pedestres e
ciclistas;
• implantação de redutor eletrônico de velocidade
para controle de velocidade do segmento e
interseções;
• utilização de pavimento diferente para
identificação de acessos;
• definição dos locais de ingresso e egresso na
rodovia entre interseções;
• implantação de retornos operacionais em
segmentos de pista dupla;
• duplicação de pista com canteiro central seguro ou
protegido.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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