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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                        Quadro 10.3: Soluções de Segurança Viária em travessias urbanas

             Objetivos de projeto     Objetivos de projeto             Diretrizes dos estudos e projetos

            Tipo I               •  preservação da capacidade   •  controle de acessos;
                                   da rodovia e manutenção    •  construção de vias marginais, de modo a evitar
            Rodovias que           de padrões aceitáveis de
            passam por             operação em termos de         conflitos;
            perímetro urbano em    fluidez e segurança        •  separação física dos fluxos de usuários
            situação segregada                                   vulneráveis, onde necessário;
                                                              •  consideração da implantação de contornos
                                                                 rodoviários.

            Tipo II              •  reordenamento do uso do   •  controle de acessos e hierarquização do sistema
            Rodovias               solo na área de influência da   viário local na área de influência da rodovia para
                                                                 proteção dos trechos rodoviários urbanos;
                                   rodovia;
            atravessando áreas
            de influência urbana   •  compatibilização das redes   •  imposição de graus de bloqueio ao trecho,
            com passagem           viárias, local e regional;    permitindo manobras apenas em interseções e
            perturbada           •  adequação das velocidades,   acessos autorizados;
                                   minimizando a redução      •  separação física do fluxo veicular e de usuários
                                   de capacidade e das           vulneráveis;
                                   velocidades operacionais.  •  construção de vias marginais para acessos;

                                                              •  construção de infraestrutura adequada para
                                                                 pedestres e ciclistas;
                                                              •  implantação de iluminação pública adequada para
                                                                 todos os usuários da via;
                                                              •  sinalização horizontal separando os fluxos de
                                                                 tráfego;
                                                              •  construção de baias para paradas de ônibus;
                                                              •  construção de locais de estacionamento
                                                                 específicos nas áreas urbanizadas sem interferir
                                                                 na rodovia;
                                                              •  refúgios centrais para travessias de pedestres em
                                                                 dois tempos;
                                                              •  inclusão de sinalização adequada e semáforos,
                                                                 se necessário, para movimento de pedestres e
                                                                 ciclistas;
                                                              •  implantação de redutor eletrônico de velocidade
                                                                 para controle de velocidade do segmento e
                                                                 interseções;
                                                              •  utilização de pavimento diferente para
                                                                 identificação de acessos;
                                                              •  definição dos locais de ingresso e egresso na
                                                                 rodovia entre interseções;
                                                              •  implantação de retornos operacionais em
                                                                 segmentos de pista dupla;
                                                              •  duplicação de pista com canteiro central seguro ou
                                                                 protegido.
                                                                                                          
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                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
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