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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                                             Quadro 10.4: Critérios de projeto

                        Local                                       Medida

                   Acostamento    •  minimizar o uso do acostamento para o trânsito de ciclistas e pedestres,
                                     implantando infraestrutura adequada para o deslocamento desses usuários
                                     — a presença de usuários vulneráveis nos acostamentos é um fator de risco
                                     à ocorrência e severidade de acidentes; a área deve ser, preferencialmente,
                                     de uso exclusivo dos veículos motorizados em caso de acidentes, perda de
                                     controle e manobra adicional;
                                  •  em travessias urbanas do tipo III, deve-se priorizar a implantação de calçadas
                                     laterais o mais afastadas possível da rodovia para o tráfego de usuários
                                     vulneráveis. Além disso, é desejável manter os acostamentos do trecho.
                   Acessos e      •  limitar o número de pontos de conflito, sobretudo, conflitos de cruzamento de
                   interseções       veículos;
                                  •  separar os movimentos de conflito;
                                  •  segregar veículos que executam manobras de conversão;
                                  •  prever comprimento adequado (“caixa”) para acomodar o tráfego em acessos
                                     ou locais que apresentam restrições de capacidade, de forma a evitar a
                                     ocorrência de filas na rodovia;
                                  •  projetar uniformemente todos os dispositivos em travessias urbanas de uma
                                     mesma rodovia, de maneira a garantir que não haja quebra da expectativa dos
                                     motoristas;
                                  •  garantir boas condições de segurança para entrada e saída da rodovia, bem
                                     como, para pontos de entrelaçamento.
                   Via marginal   •  implantar vias marginais em áreas urbanas com intenso tráfego local e/ou
                                     rodoviário, para permitir a transição das velocidades praticadas na rodovia para
                                     a velocidade das vias locais;
                                  •  controlar os acessos à rodovia, permitindo que o tráfego local não interfira no
                                     tráfego rodoviário;
                                  •  estabelecer sentido único de percurso para minimizar problemas potenciais em
                                     interseções.
                   Segmento de    •  possibilitar que os usuários motorizados façam a transição das condições de
                   aproximação       operação do tráfego rural para o tráfego urbano ao ingressar nesta área, por
                   à travessia       meio de sinalização específica;
                   urbana
                                  •  criar paisagismo integrado, proporcionando transição suave entre zona urbana
                                     e zona rural, com geometria e sinalização que apresentem clara legibilidade da
                                     mudança de ambiente para os motoristas;
                                  •  criar mudança de velocidade gradual.


                                        Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [3]


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