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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
10.5.1 Lombada
As lombadas são instaladas transversalmente sobre a via, em toda a largura da faixa
de rolamento, a fim de reduzir a velocidade máxima de circulação dos veículos. A Re-
solução 600 do Conselho Nacional de Trânsito CONTRAN [13] estabelece os critérios
de instalação para ondulação transversal TIPO A (onde for necessário reduzir para ve-
locidades de 30km/h) e TIPO B (onde a velocidade de circulação é igual a 20 km/h). As
lombadas do TIPO A são adequadas ao uso em trechos rodoviários, já as lombadas do
TIPO B têm seu uso recomendado somente a vias urbanas.
As dimensões da lombada também variam conforme o tipo, sendo a do TIPO A com
largura igual à largura da via (incluindo acostamento se for pavimentado), comprimento
de 3,70 metros de extensão e altura podendo variar de 8,00 a 10,00 centímetros[14].
A Figura 10.5 apresenta um desenho esquemático com lombada padrão TIPO A.
Figura 10.5: Lombada TIPO A
Fonte: elaborado pelo autor com base em [15]
Como princípio, a lombada deve impor uma velocidade constante na via, não ape-
nas uma desaceleração local e posterior aceleração. A relação entre a altura e o com-
primento da lombada determina o efeito da desaceleração [16]. Essa medida tem efeito
pontual e, para evitar que o veículo retome a velocidade inicial, podem ser instaladas
lombadas em sequência, com espaçamento de 100 a 200 metros [13].
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