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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
É importante que a implantação de lombadas seja acompanhada de sinalização
adequada, para advertir o motorista sobre sua existência, especialmente antes da pri-
meira lombada da série. Também é desejável que o trecho em que serão implantadas
lombadas seja iluminado. Recomendações sobre a sinalização do dispositivo podem
ser encontradas no Volume I do Manual de Sinalização Rodoviária do DER/SP (especial-
mente projetos Tipo 11 e 12) [17].
As lombadas são soluções reconhecidas como efetivas e de fácil execução, pois,
além de melhorar a segurança, devido à redução das velocidades operacionais, apre-
sentam baixo custo de implantação. No entanto, avaliações benefício-custo devem
considerar os custos de manutenção, visto que o dispositivo requer intervenções
constantes.
Em relação à aplicação, deve-se atentar à declividade longitudinal da via (inferior a
4% em rodovias e 6% em vias urbanas e em ramos de acesso a rodovias). Além disso, é
preciso observar a exigência de distâncias de visibilidade compatíveis com a redução de
velocidade que será imposta aos veículos. Por isso, recomenda-se evitar a implantação
de lombadas em curvas [14].
10.5.2 Lombada eletrônica
Lombadas eletrônicas, também conhecidas como controladores eletrônicos de veloci-
dade, são dispositivos medidores de velocidade, voltados à melhoria das condições de
Segurança Viária. De acordo com a Resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito
CONTRAN, são dispositivos do tipo redutor, destinados a fiscalizar a redução pontual
da velocidade regulamentada da via, em trechos críticos ou com presença de usuários
vulneráveis [18].
Atuam como uma alternativa aos radares, porém com o mesmo objetivo de reduzir
o número de acidentes em determinada localidade, propondo ao condutor a diminuição
da velocidade [19]. As lombadas eletrônicas funcionam a partir de sensores de superfí-
cie que determinam a velocidade dos veículos [20], e um medidor numérico digital, que
exibe em tempo real a velocidade do veículo [19]. Esse tipo de dispositivo é indicado
para vias de maior movimento, com velocidade regulamentada baixa, especialmente
em áreas de conflito entre pedestres e veículos [21].
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