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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                       É importante que a implantação de lombadas seja acompanhada de sinalização
                  adequada, para advertir o motorista sobre sua existência, especialmente antes da pri-
                  meira lombada da série. Também é desejável que o trecho em que serão implantadas

                  lombadas seja iluminado. Recomendações sobre a sinalização do dispositivo podem
                  ser encontradas no Volume I do Manual de Sinalização Rodoviária do DER/SP (especial-
                  mente projetos Tipo 11 e 12) [17].

                       As lombadas são soluções reconhecidas como efetivas e de fácil execução, pois,

                  além de melhorar a segurança, devido à redução das velocidades operacionais, apre-
                  sentam baixo custo de implantação. No entanto, avaliações benefício-custo devem
                  considerar os custos de manutenção, visto que o dispositivo requer intervenções
                  constantes.


                       Em relação à aplicação, deve-se atentar à declividade longitudinal da via (inferior a
                  4% em rodovias e 6% em vias urbanas e em ramos de acesso a rodovias). Além disso, é
                  preciso observar a exigência de distâncias de visibilidade compatíveis com a redução de
                  velocidade que será imposta aos veículos. Por isso, recomenda-se evitar a implantação

                  de lombadas em curvas [14].



                  10.5.2 Lombada eletrônica



                  Lombadas eletrônicas, também conhecidas como controladores eletrônicos de veloci-
                  dade, são dispositivos medidores de velocidade, voltados à melhoria das condições de
                  Segurança Viária. De acordo com a Resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito
                  CONTRAN, são dispositivos do tipo redutor, destinados a fiscalizar a redução pontual

                  da velocidade regulamentada da via, em trechos críticos ou com presença de usuários
                  vulneráveis [18].

                       Atuam como uma alternativa aos radares, porém com o mesmo objetivo de reduzir

                  o número de acidentes em determinada localidade, propondo ao condutor a diminuição
                  da velocidade [19]. As lombadas eletrônicas funcionam a partir de sensores de superfí-
                  cie que determinam a velocidade dos veículos [20], e um medidor numérico digital, que
                  exibe em tempo real a velocidade do veículo [19]. Esse tipo de dispositivo é indicado
                  para vias de maior movimento, com velocidade regulamentada baixa, especialmente

                  em áreas de conflito entre pedestres e veículos [21].



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