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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Objetivos de projeto Objetivos de projeto Diretrizes dos estudos e projetos
Tipo III • planejamento e operação • atendimento simultâneo das demandas do tráfego
Rodovias das rodovias, de modo rodoviário e à comunidade local, o que pressupõe a
atravessando áreas a integrá-las ao espaço participação das partes na tomada de decisões;
urbanizadas urbano, promover a • desenvolvimento de projetos em estreita
redução das velocidades articulação com as entidades locais, prevendo-se
operacionais, do diferencial a participação dos diversos níveis de governo nos
de energia e dos conflitos, investimentos necessários à sua implementação;
minimizando os impactos • implantação de iluminação pública adequada para
negativos, tais como todos os usuários da via;
acidentes, seccionamento,
entre outros. • redução da velocidade permitida de operação no
segmento viário, com limite entre 30 km/h e 60
km/h;
• sinalização horizontal separando os fluxos de
tráfego;
• implantação de rotatórias e interseções seguras
para acessos à cidade;
• adequações geométricas das interseções
existentes de acesso à cidade;
• inclusão de sinalização adequada e semáforos
para movimento de pedestres e ciclistas, se
necessário;
• implantação de redutor eletrônico ou físico
de velocidade para controle de velocidade do
segmento;
• instalação de sinalização indicativa de início e fim
da área urbanizada;
• construção de infraestrutura adequada para
pedestres e ciclistas.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [9], [11]
Um projeto seguro de rodovias, deve atentar-se a questões de segurança espe-
cialmente nas laterais das travessias urbanas e nas interseções e suas aproximações,
em razão da transição do ambiente rural para urbano. O Quadro 10.4 apresenta medi-
das a serem adotadas para tais locais.
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GUR
ANÇA
VIÁRIA
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