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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S







             Objetivos de projeto     Objetivos de projeto             Diretrizes dos estudos e projetos

             Tipo III            •  planejamento e operação    •  atendimento simultâneo das demandas do tráfego
             Rodovias               das rodovias, de modo        rodoviário e à comunidade local, o que pressupõe a
             atravessando áreas     a integrá-las ao espaço      participação das partes na tomada de decisões;
             urbanizadas            urbano, promover a         •  desenvolvimento de projetos em estreita
                                    redução das velocidades      articulação com as entidades locais, prevendo-se
                                    operacionais, do diferencial   a participação dos diversos níveis de governo nos
                                    de energia e dos conflitos,   investimentos necessários à sua implementação;
                                    minimizando os impactos    •  implantação de iluminação pública adequada para
                                    negativos, tais como         todos os usuários da via;
                                    acidentes, seccionamento,
                                    entre outros.              •  redução da velocidade permitida de operação no
                                                                 segmento viário, com limite entre 30 km/h e 60
                                                                 km/h;
                                                               •  sinalização horizontal separando os fluxos de
                                                                 tráfego;
                                                               •  implantação de rotatórias e interseções seguras
                                                                 para acessos à cidade;
                                                               •  adequações geométricas das interseções
                                                                 existentes de acesso à cidade;
                                                               •  inclusão de sinalização adequada e semáforos
                                                                 para movimento de pedestres e ciclistas, se
                                                                 necessário;
                                                               •  implantação de redutor eletrônico ou físico
                                                                 de velocidade para controle de velocidade do
                                                                 segmento;
                                                               •  instalação de sinalização indicativa de início e fim
                                                                 da área urbanizada;
                                                               •  construção de infraestrutura adequada para
                                                                 pedestres e ciclistas.


                                      Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [9], [11]




                       Um projeto seguro de rodovias, deve atentar-se a questões de segurança espe-
                  cialmente nas laterais das travessias urbanas e nas interseções e suas aproximações,
                  em razão da transição do ambiente rural para urbano. O Quadro 10.4 apresenta medi-

                  das a serem adotadas para tais locais.







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                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
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                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
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