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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Figura 10.10: Exemplo de ilha central
Fonte: elaborado pelo autor com base em [15]
As ilhas centrais devem ser utilizadas sempre que a velocidade e o volume de trá-
fego tornarem as travessias em um único estágio perigosas para os pedestres e, tam-
bém, em vias com três ou mais faixas de tráfego por sentido [15].
10.5.7 Bulbos
Bulbos são extensões de calçadas, geralmente implantados nos pontos de cruzamento
de pedestres, a fim de estreitar fisicamente a via e diminuir a distância de travessia dos
pedestres. Dessa forma, o espaço disponível na calçada é aumentado e os pedestres
que aguardam para atravessar a via se tornam mais visíveis para os motoristas. Es-
ses, por sua vez, são induzidos a reduzir a velocidade devido ao estreitamento da via.
A extensão nas calçadas pode ainda acomodar mobiliário urbano ou permitir área de
estacionamento [15]. A Figura 10.11 apresenta um exemplo de uso de bulbos.
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