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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                       São tipicamente destinadas a áreas urbanizadas (travessias urbanas do tipo III) e
                  não são apropriadas para vias com velocidades elevadas [3]. Além disso, não são reco-
                  mendadas para vias com mais de um sentido de tráfego [15].




                  10.5.5 Estreitamento da via


                  O estreitamento da via pode ser implantado em um ponto da via ou ao longo de um

                  trecho, sendo geralmente associado a um local de cruzamento de pedestres. Nesses
                  casos, deve ser acompanhado de outras medidas moderadoras que induzam à redu-
                  ção de velocidade (como a lombofaixa). Para realizar o estreitamento da via, é possível
                  prolongar as calçadas ou implementar faixas de pavimento diferenciado, vegetação,
                  pintura horizontal e canteiros.


                       Essa medida moderadora deve ser física, com canteiros, e deve estar associada à
                  sinalização específica. Como resultado, o estreitamento da via diminui a distância per-
                  corrida pelos pedestres no cruzamento por meio da redução do número e/ou da largura

                  das faixas, minimizando a exposição do pedestre na travessia.

                       É preciso atentar-se à redução da capacidade no segmento de via provocada pelo
                  estreitamento, o que pode afetar o nível de serviço da rodovia [3]. Portanto, os estrei-
                  tamentos são adequados em locais com baixo fluxo de tráfego, onde se deseja reduzir

                  a velocidade e ordenar o fluxo. Deve-se ter atenção ao projeto no segmento de aproxi-
                  mação do estreitamento da via, podendo ser incluídas faixas de estacionamento antes
                  e depois do estreitamento. Além disso, os estreitamentos podem ser acompanhados
                  de mudanças no revestimento, como cor e textura, as quais são utilizadas para alertar

                  os motoristas sobre mudanças no ambiente da via e para advertir sobre entradas e saí-
                  das de veículos, produzindo contraste entre os espaços e diferentes usos [1]. A Figura
                  10.9 apresenta um exemplo de via com estreitamento lateral.


















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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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