Page 348 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 348

CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                                             Figura 10.11: Exemplo de bulbos






























                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [15]






                  10.5.8 Rotatória


                  A rotatória é uma interseção não semaforizada, capaz de induzir a redução de velocida-
                  de nas aproximações e na própria interseção, bem como, diminuir o ângulo e o número
                  de conflitos de tráfego. Sua principal função é desviar, canalizar e organizar os fluxos

                  de tráfego nas conversões. Rotatórias possuem ilha central, a qual deve ser construída
                  com canteiros e meio fio. Podem ser implantadas em interseções de três ou mais ra-
                  mos e substituem a necessidade de semaforização, no caso de baixo a médio fluxo de
                  tráfego [16].


                       A principal vantagem associada  às rotatórias está relacionada à eliminação de
                  conflitos de cruzamento e à redução da diferença de velocidade entre os movimentos.
                  Por essas razões, este tipo de interseção é responsável pela redução do número de
                  acidentes e da severidade, quando esses ocorrem. Para isso, o projeto geométrico da

                  rotatória deve impor deflexões ao tráfego, não permitindo que existam movimentos
                  que cruzem o dispositivo com velocidades incompatíveis.





                                                                                                            347
                                                                                                            347
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                             SP
                                                                                                            /
                                                                                                         DER / SP
                                                                                                         DER
   343   344   345   346   347   348   349   350   351   352   353