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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Figura 10.11: Exemplo de bulbos
Fonte: elaborado pelo autor com base em [15]
10.5.8 Rotatória
A rotatória é uma interseção não semaforizada, capaz de induzir a redução de velocida-
de nas aproximações e na própria interseção, bem como, diminuir o ângulo e o número
de conflitos de tráfego. Sua principal função é desviar, canalizar e organizar os fluxos
de tráfego nas conversões. Rotatórias possuem ilha central, a qual deve ser construída
com canteiros e meio fio. Podem ser implantadas em interseções de três ou mais ra-
mos e substituem a necessidade de semaforização, no caso de baixo a médio fluxo de
tráfego [16].
A principal vantagem associada às rotatórias está relacionada à eliminação de
conflitos de cruzamento e à redução da diferença de velocidade entre os movimentos.
Por essas razões, este tipo de interseção é responsável pela redução do número de
acidentes e da severidade, quando esses ocorrem. Para isso, o projeto geométrico da
rotatória deve impor deflexões ao tráfego, não permitindo que existam movimentos
que cruzem o dispositivo com velocidades incompatíveis.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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