Page 349 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 349

CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                       Outro benefício da implantação das rotatórias é evitar conversões diretas à es-
                  querda, reconhecidas como um dos fatores contribuintes para a ocorrência de aciden-
                  tes. Além disso, esse dispositivo possibilita movimentos de retorno mais seguros. A

                  Figura 10.12 ilustra a redução dos pontos de conflito com a implantação da rotatória.


                                     Figura 10.12: Redução de conflitos em rotatórias
































                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [7]



                       Deve-se evitar empregar raios de grandes dimensões nas ilhas centrais, já que

                  esses permitem velocidades maiores, aumentando as diferenças de velocidade entre
                  os movimentos na via circular e nas aproximações.

                       A demanda por maiores raios de giro, por parte dos veículos pesados, pode gerar

                  situações em que as deflexões necessárias à redução de velocidade não sejam efetivas
                  para os veículos leves. Nesses casos, tem sido efetiva a opção por rotatórias galgáveis,
                  que contam com dois raios distintos na ilha central: o raio maior (faixa externa), des-
                  tinado à circulação de veículos de menor porte; e o raio menor (faixa interna galgável),
                  usado apenas para a circulação de veículos pesados. A faixa interna deve ser transponí-

                  vel a veículos pesados, com textura de maior rugosidade e cores diferenciadas. A Figura
                  10.13 apresenta um exemplo de rotatória galgável.



          348
          348
                                 GUR
                                SE
                                          VIÁRIA
                                     ANÇA
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU
                             DE
                          AL
          DER  / SP
          DER / SP
   344   345   346   347   348   349   350   351   352   353   354