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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Outro benefício da implantação das rotatórias é evitar conversões diretas à es-
querda, reconhecidas como um dos fatores contribuintes para a ocorrência de aciden-
tes. Além disso, esse dispositivo possibilita movimentos de retorno mais seguros. A
Figura 10.12 ilustra a redução dos pontos de conflito com a implantação da rotatória.
Figura 10.12: Redução de conflitos em rotatórias
Fonte: elaborado pelo autor com base em [7]
Deve-se evitar empregar raios de grandes dimensões nas ilhas centrais, já que
esses permitem velocidades maiores, aumentando as diferenças de velocidade entre
os movimentos na via circular e nas aproximações.
A demanda por maiores raios de giro, por parte dos veículos pesados, pode gerar
situações em que as deflexões necessárias à redução de velocidade não sejam efetivas
para os veículos leves. Nesses casos, tem sido efetiva a opção por rotatórias galgáveis,
que contam com dois raios distintos na ilha central: o raio maior (faixa externa), des-
tinado à circulação de veículos de menor porte; e o raio menor (faixa interna galgável),
usado apenas para a circulação de veículos pesados. A faixa interna deve ser transponí-
vel a veículos pesados, com textura de maior rugosidade e cores diferenciadas. A Figura
10.13 apresenta um exemplo de rotatória galgável.
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