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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Figura 10.13: Exemplo de rotatória galgável com dois raios
Fonte: elaborado pelo autor
Outra recomendação importante é a construção de canteiros centrais que restrin-
jam a visibilidade do lado oposto à aproximação do motorista na interseção. Essa solu-
ção tem como propósito fazer o motorista que se encontra em uma das aproximações
da rotatória concentrar-se somente no tráfego na via circular, e não no tráfego das
demais aproximações.
O raio das aproximações e da via circular deve ser dimensionado de modo a aco-
modar veículos leves e pesados e devem ser previstas rotas seguras para o tráfego de
pedestres e ciclistas [16]. Por isso, é importante que sejam previstos elementos físicos
para canalização do movimento de pedestres, de forma a garantir o posicionamento
mais seguro para a travessia desses usuários e a evitar que haja possibilidade de cruza-
mento utilizando a ilha central da rotatória. É necessário atenção ao recomendar o uso
de rotatórias em casos de volumes de pedestres elevados, visto que essas interseções
aumentam as distâncias a serem percorridas para realizar o cruzamento da via.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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