Page 350 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 350

CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                                 Figura 10.13: Exemplo de rotatória galgável com dois raios






























                                                 Fonte: elaborado pelo autor



                       Outra recomendação importante é a construção de canteiros centrais que restrin-
                  jam a visibilidade do lado oposto à aproximação do motorista na interseção. Essa solu-

                  ção tem como propósito fazer o motorista que se encontra em uma das aproximações
                  da rotatória concentrar-se somente no tráfego na via circular, e não no tráfego das
                  demais aproximações.

                       O raio das aproximações e da via circular deve ser dimensionado de modo a aco-

                  modar veículos leves e pesados e devem ser previstas rotas seguras para o tráfego de
                  pedestres e ciclistas [16]. Por isso, é importante que sejam previstos elementos físicos
                  para canalização do movimento de pedestres, de forma a garantir o posicionamento

                  mais seguro para a travessia desses usuários e a evitar que haja possibilidade de cruza-
                  mento utilizando a ilha central da rotatória. É necessário atenção ao recomendar o uso
                  de rotatórias em casos de volumes de pedestres elevados, visto que essas interseções
                  aumentam as distâncias a serem percorridas para realizar o cruzamento da via.












                                                                                                            349
                                                                                                            349
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                            /
                                                                                                             SP
                                                                                                         DER
                                                                                                         DER / SP
   345   346   347   348   349   350   351   352   353   354   355