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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
10.5.9 Rotatória alongada
Rotatória alongada é aquela na qual a distância entre os pontos de conflito é au-
mentada devido a um alongamento, que permite o entrelaçamento dos veículos. É uma
medida de redução de velocidades, aplicada principalmente em travessias urbanas do
tipo II. Permite o bloqueio central, eliminando as conversões diretas à esquerda e pos-
sibilitando o retorno dos veículos nos dois lados do cruzamento. A Figura 10.14 apre-
senta um exemplo de rotatória alongada.
Figura 10.14: Exemplo de rotatória alongada
Fonte: elaborado pelo autor
10.6 Sinalização e iluminação
A sinalização, particularmente nas travessias urbanas, deve informar as mudanças nas
regras do contexto rural para urbano, principalmente em relação à redução da veloci-
dade, à correta demarcação das travessias de pedestres, das ciclovias e ciclofaixas e às
prioridades na via. Informações mais detalhadas sobre esse tema são apresentadas no
Manual de Sinalização Rodoviária do DER/SP [17]. Ressalta-se que, na área urbanizada,
os padrões de sinalização devem ser adequados ao ambiente urbano e às velocidades
operacionais, sendo necessário rever as dimensões e locais de implantação.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
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