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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                  10.5.9 Rotatória alongada


                       Rotatória alongada é aquela na qual a distância entre os pontos de conflito é au-
                  mentada devido a um alongamento, que permite o entrelaçamento dos veículos. É uma

                  medida de redução de velocidades, aplicada principalmente em travessias urbanas do
                  tipo II. Permite o bloqueio central, eliminando as conversões diretas à esquerda e pos-
                  sibilitando o retorno dos veículos nos dois lados do cruzamento. A Figura 10.14 apre-
                  senta um exemplo de rotatória alongada.



                                        Figura 10.14: Exemplo de rotatória alongada



















                                                 Fonte: elaborado pelo autor





                  10.6 Sinalização e iluminação





                  A sinalização, particularmente nas travessias urbanas, deve informar as mudanças nas

                  regras do contexto rural para urbano, principalmente em relação à redução da veloci-
                  dade, à correta demarcação das travessias de pedestres, das ciclovias e ciclofaixas e às
                  prioridades na via. Informações mais detalhadas sobre esse tema são apresentadas no
                  Manual de Sinalização Rodoviária do DER/SP [17]. Ressalta-se que, na área urbanizada,

                  os padrões de sinalização devem ser adequados ao ambiente urbano e às velocidades
                  operacionais, sendo necessário rever as dimensões e locais de implantação.








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