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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Figura 10.7: Lombofaixa
Fonte: elaborado pelo autor com base em [15]
Essa medida moderadora de tráfego pode ser implantada nas aproximações de
interseções com cruzamento de pedestres, pois reduz efetivamente a velocidade de
aproximação, ou ao longo de segmentos onde haja concentração de cruzamentos de
pedestres [15]. Assim como as lombadas, as lombofaixas demandam sinalização clara
e mais intensa, respeitando as recomendações do Volume I do Manual de Sinalização
Rodoviária do DER/SP (especialmente projeto Tipo 11) [17]. É recomendado o uso de
iluminação específica para o cruzamento de pedestres e o controle da velocidade de
aproximação, a qual deve ser reduzida, quando necessário, garantindo que o veículo
que se aproxima esteja em condições de dar a preferência aos pedestres na lombofaixa.
Em relação a uma travessia convencional, a lombofaixa apresenta vantagens por
aumentar a intervisibilidade entre pedestres e motoristas, demarcar fisicamente a
prioridade dos pedestres e auxiliar no deslocamento de pessoas com mobilidade redu-
zida [15].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
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