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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                                                 Figura 10.7: Lombofaixa






























                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [15]



                       Essa medida moderadora de tráfego pode ser implantada nas aproximações de
                  interseções com cruzamento de pedestres, pois reduz efetivamente a velocidade de

                  aproximação, ou ao longo de segmentos onde haja concentração de cruzamentos de
                  pedestres [15]. Assim como as lombadas, as lombofaixas demandam sinalização clara
                  e mais intensa, respeitando as recomendações do Volume I do Manual de Sinalização
                  Rodoviária do DER/SP (especialmente projeto Tipo 11) [17].  É recomendado o uso de

                  iluminação específica para o cruzamento de pedestres e o controle da velocidade de
                  aproximação, a qual deve ser reduzida, quando necessário, garantindo que o veículo
                  que se aproxima esteja em condições de dar a preferência aos pedestres na lombofaixa.

                       Em relação a uma travessia convencional, a lombofaixa apresenta vantagens por

                  aumentar a intervisibilidade entre pedestres e motoristas, demarcar fisicamente a
                  prioridade dos pedestres e auxiliar no deslocamento de pessoas com mobilidade redu-
                  zida [15].












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                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
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          DER  / SP
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