Page 346 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 346

CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                                             Figura 10.9: Estreitamento da via






























                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [15]






                  10.5.6 Ilhas centrais


                  Outra medida que reduz a largura da via e, consequentemente, a velocidade do trá-
                  fego, são as ilhas centrais. Essas ilhas têm a função de evitar conversões proibidas à
                  esquerda, evitar ultrapassagens e criar uma área para refúgio central de pedestres —

                  que permite o cruzamento da via em dois tempos, com único sentido por vez [15].

                       As ilhas centrais devem ser físicas e construídas de forma a representar  uma
                  barreira a movimentos proibidos. Ao implementar essa medida é preciso fornecer ilu-

                  minação e sinalização adequada para evitar acidentes de veículos motorizados com o
                  meio-fio. A Figura 10.10 apresenta um exemplo de ilha central.
















                                                                                                            345
                                                                                                            345
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                            /
                                                                                                             SP
                                                                                                         DER
                                                                                                         DER / SP
   341   342   343   344   345   346   347   348   349   350   351