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CAPÍTUL O   1 0   –   R E f ER ê NCIA S   BIBLIOGR Á f ICA S




                   REfERêNCIAS BIBLIOGRÁfICAS









                  [1]   FREIRE, Liz Helena Costa Varella. Análise de tratamentos adotados em travessias
                       urbanas — Rodovias arteriais que atravessam pequenas e médias cidades no RS. 2003.
                       Dissertação (Mestrado em Engenharia com ênfase em Sistemas de Transportes) — Escola
                       de Engenharia — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2003

                  [2]   DO CARMO, C.L; RAIA JR, A.A. Segurança Viária em trechos urbanos de rodovias federais no
                       estado de São Paulo, Brasil. In: VII Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano,
                       Regional, Integrado e Sustentável: Pluris: contrastes, contradições, complexidades:
                       Desafios Urbanos no Século XXI, Maceió, Brasil, 2016, p. 1-12

                  [3]   BRASIL, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Manual de Projeto
                       e Práticas Operacionais para Segurança nas Rodovias. Rio de Janeiro, Brasil, 2010
                  [4]   BRASIL, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Equipamentos
                       redutores de velocidade e seu efeito sobre os acidentes nas rodovias federais. Rio de
                       Janeiro, Brasil, 2009
                  [5]   BRASIL, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP). Projeto
                       Padrão de Plataforma para Ponto de Ônibus Ônibus — Tipos 1, 2, 3 e 4. (PP-DE-F07/015).
                       São Paulo, Brasil, 2023
                  [6]   BRASIL, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Manual de Acesso
                       de Propriedades Marginais a Rodovias Federais. Rio de Janeiro, Brasil, 2006

                  [7]   BRASIL, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Manual de Projeto
                       de Interseções. Rio de Janeiro, 2005

                  [8]   ESTADOS UNIDOS, Department of Transportation & Department of Land Conservation and
                       Development. Main Street… when a highway runs throught it: A Handbook for Oregon
                       Communities. Oregon, Estados Unidos, 1999

                  [9]  CUPOLILLO, Maria Teresa Araujo. Estudo das medidas moderadoras do tráfego para
                       controle da velocidade e dos conflitos em travessias urbanas. 2006. Dissertação (Mestrado
                       em Engenharia de Transportes) — COPPE — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de
                       Janeiro, 2006
                  [10]  AMIN, Jorge Carlos. Eficácia da restrição de velocidade e outras ações na prevenção de
                       acidentes em travessias urbanas de rodovias. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia
                       de Transportes) — Escola de Engenharia de São Carlos — Universidade de São Paulo, 2012
                  [11]   BRASIL, Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Guia de Redução de
                       Acidentes com Base em Medidas de Engenharia de Baixo Custo. Rio de Janeiro, Brasil, 1998





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