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CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis




                       Assim, são recomendados tratamentos de segurança destinados a pedestres e
                  ciclistas, apresentados no item “11.2 — Tratamento dos usuários vulneráveis”, e tra-
                  tamentos de segurança destinados a motociclistas, apresentados no item “11.1.3 —

                  Segurança dos motociclistas”. Além disso, o capítulo  aborda como considerar os usuá-
                  rios vulneráveis no projeto seguro de rodovias.




                  11.1 Identificação de usuários vulneráveis





                  Usuários vulneráveis são aqueles que apresentam maior risco de lesões e mortes, caso
                  se envolvam em acidentes com veículos motorizados. Nesse sentido, o Quadro 11.1
                  apresenta a definição dos usuários que integram esse grupo.



                                    Quadro 11.1: Usuários vulneráveis não motorizados


                     Tipo de
                     usuário                                Características

                   Pedestres    Podem estar caminhando, correndo, sentados próximos à faixa de tráfego e/ou
                                portarem equipamentos de auxílio ao caminhamento, como cadeiras de rodas,
                                andadores e bengalas.
                                Representam um grupo bastante heterogêneo, dentro do qual existem usuários
                                mais vulneráveis em relação à população em geral, como idosos, crianças, PcDs
                                etc., que merecem atenção especial.

                                Pedestres caminham ao longo de passeios ou acostamentos e, também, cruzam
                                as vias.

                   Ciclistas    São usuários que trafegam em bicicletas, bicicletas elétricas2 e outras variações.
                                Ciclistas podem desenvolver velocidades maiores que os pedestres, aumentado
                                seu risco associado, e devem ter atenção com os pedestres em locais de uso
                                compartilhado.
                                Trafegam ao longo de ciclovias, ciclofaixas, acostamento ou mesmo na faixa de
                                rolamento das rodovias em trechos urbanizados e cruzam as vias.

                                      Fonte: elaborado pelo autor com base em [6], [7], [8]





                  2   Desde que tenham potência máxima de 350 watts com assistência nos pedais (Pedelec) e que
                     não contenham acelerador ou variador manual de potência [4].


                                                                                                            357

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                                                                                                         DER / SP
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