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CAPÍTUL O 1 1 – C O nsider A ç õe s s O bre U s U ári O s v UL ner á veis
Assim, são recomendados tratamentos de segurança destinados a pedestres e
ciclistas, apresentados no item “11.2 — Tratamento dos usuários vulneráveis”, e tra-
tamentos de segurança destinados a motociclistas, apresentados no item “11.1.3 —
Segurança dos motociclistas”. Além disso, o capítulo aborda como considerar os usuá-
rios vulneráveis no projeto seguro de rodovias.
11.1 Identificação de usuários vulneráveis
Usuários vulneráveis são aqueles que apresentam maior risco de lesões e mortes, caso
se envolvam em acidentes com veículos motorizados. Nesse sentido, o Quadro 11.1
apresenta a definição dos usuários que integram esse grupo.
Quadro 11.1: Usuários vulneráveis não motorizados
Tipo de
usuário Características
Pedestres Podem estar caminhando, correndo, sentados próximos à faixa de tráfego e/ou
portarem equipamentos de auxílio ao caminhamento, como cadeiras de rodas,
andadores e bengalas.
Representam um grupo bastante heterogêneo, dentro do qual existem usuários
mais vulneráveis em relação à população em geral, como idosos, crianças, PcDs
etc., que merecem atenção especial.
Pedestres caminham ao longo de passeios ou acostamentos e, também, cruzam
as vias.
Ciclistas São usuários que trafegam em bicicletas, bicicletas elétricas2 e outras variações.
Ciclistas podem desenvolver velocidades maiores que os pedestres, aumentado
seu risco associado, e devem ter atenção com os pedestres em locais de uso
compartilhado.
Trafegam ao longo de ciclovias, ciclofaixas, acostamento ou mesmo na faixa de
rolamento das rodovias em trechos urbanizados e cruzam as vias.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [6], [7], [8]
2 Desde que tenham potência máxima de 350 watts com assistência nos pedais (Pedelec) e que
não contenham acelerador ou variador manual de potência [4].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP