Page 357 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 357
CAPÍTUL O 1 1 – C O nsider A ç õe s s O bre U s U ári O s v UL ner á veis
operacionais de rodovias rurais, mesmo compreendendo um tráfego mis-
to de longa distância (tráfego rodoviário) e de deslocamentos intraurbanos
(tráfego local), podendo apresentar demanda de usuários vulneráveis.
• Travessias urbanas do tipo III: rodovias que atravessam áreas urbanizadas
adquirindo características físicas e operacionais urbanas e com grande pre-
sença de pedestres e ciclistas.
Compreender a interação entre veículos motorizados e usuários vulneráveis em
travessias urbanas dos tipos II e III é um esforço importante para desenvolver projetos
seguros, uma vez que há uma diferença considerável de velocidade e de comportamen-
to entre usuários de veículos motorizados e não motorizados.
Pedestres, ciclistas e, também, motociclistas estão envolvidos em cerca de duas a
cada três fatalidades decorrentes de acidentes de trânsito [2], [3]. Esses usuários so-
frem as consequências mais graves quando envolvidos em acidentes com veículos mo-
torizados, pois não são protegidos pela estrutura do veículo. A denominação “usuários
vulneráveis” é feita, precisamente, por existir o componente da vulnerabilidade humana
na determinação das consequências dos acidentes nos quais se envolvem. Dessa forma,
garantir a segurança desses usuários é fundamental para prevenir lesões no trânsito.
Considerando que nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável — pois
os acidentes são previsíveis e evitáveis — e que pedestres e ciclistas são usuários
1
vulneráveis que frequentemente circulam em áreas urbanizadas e de influência urbana,
os projetos de rodovias devem acomodar todos os usuários atuais e os previstos [5],
sendo que usuários vulneráveis devem ser tratados com especial atenção em estudos,
projetos e políticas de Segurança Viária [1].
Este capítulo tem por objetivo apresentar a importância de considerar usuários
vulneráveis no projeto seguro de rodovias e em tratamentos de locais de risco. São
apresentadas questões de Segurança Viária para pedestres e ciclistas, assim como
para motociclistas, que podem ser considerados usuários vulneráveis em relação a ou-
tros veículos motorizados (automóveis, caminhões e ônibus).
1 Essa definição refere-se à abordagem do Sistema Seguro que é aprofundada no “Capítulo 6—
Diretrizes para o projeto seguro de rodovias”.
356
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP