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CAPÍTUL O 1 1 – C O nsider A ç õe s s O bre U s U ári O s v UL ner á veis
• iluminar locais potencialmente perigosos e eliminar fontes de luzes inten-
sas que possam ofuscar a visão dos condutores;
• sinalizar, com materiais retrorrefletivos e de fácil leitura, os pontos de cru-
zamento de pedestres, bem como, a interface entre pedestres e demais
usuários.
É importante considerar a segurança de pedestres no entorno de rotas e pontos
de parada de transporte coletivo, fornecendo infraestrutura adequada para a circula-
ção segura desses usuários. Essas estruturas têm como objetivo diminuir a exposição
dos passageiros e garantir acesso seguro aos pontos de embarque e desembarque.
Assim, estruturas como travessia sinalizada e com visibilidade adequada para pedes-
tres, acompanhadas (sempre que possível) por canteiros centrais e ilhas de refúgio, são
medidas primordiais de Segurança Viária para usuários vulneráveis e devem ser proje-
tadas em toda a rota do transporte público.
Um projeto seguro também deve contemplar grupos de pedestres mais vulnerá-
veis em relação à população geral, visando tratar esses grupos com equidade e forne-
cendo condições de segurança adequadas às expectativas dos usuários e às necessi-
dades de mobilidade [14]. Nesse contexto, é necessário identificar os riscos aos quais
os usuários vulneráveis estão expostos, considerando as diferenças existentes dentro
desse grupo, como:
a) Idade
A idade está relacionada a uma variedade de características e habilidades
que podem contribuir para a exposição ao risco e para a severidade dos
acidentes, além de influenciar o risco de lesões no trânsito. As caracterís-
ticas e comportamentos relacionados à idade referem-se à maneira como
crianças, adultos e idosos interagem com as medidas de segurança para
pedestres e, portanto, requerem atenção especial no planejamento de in-
tervenções [6].
Vários fatores atuam juntos para aumentar o risco de pedestres idosos en-
volverem-se em acidentes [6]. Em geral, esse grupo apresenta redução nas
funções cognitivas e fisiológicas, que pode comprometer sua capacidade de
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP