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CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis




                             severidade dos acidentes envolvendo pedestres e ciclistas no ambiente
                             rodoviário;

                           •  comportamentos dos usuários da via:
                                      » motoristas: podem apresentar comportamentos imprudentes que
                                     contribuem para a ocorrência e para a severidade dos acidentes,

                                     como excesso de velocidade, direção sob o efeito de álcool, desa-
                                     tenção, tomada deliberada de riscos, disputa por prioridade de pas-
                                     sagem etc.;

                                      » usuários vulneráveis: podem apresentar comportamento va-
                                     riado e com grande imprevisibilidade, devido aos vários grupos
                                     heterogêneos;

                           •  problemas de intervisibilidade: em rodovias de maior velocidade, muitas
                             vezes, não existe visibilidade adequada para os motoristas enxergarem os
                             pedestres e ciclistas. O mesmo ocorre com usuários vulneráveis, que po-

                             dem ter sua visão obstruída, sendo impedidos de enxergar a aproximação
                             dos veículos e podendo entrar na via em situação de risco;
                           •  infraestrutura: especialmente quando não há estruturas dedicadas a pe-

                             destres (como calçadas, passeios, locais de travessia) e a ciclistas (como
                             ciclovias e ciclofaixas), a exposição dos usuários pode ser maior; projeto do
                             veículo: veículos podem ou não apresentar tecnologias de segurança em-

                             barcada (sensores de presença, sistemas de assistência ao motorista, freio
                             automático etc.) que ajudam a visualizar e proteger usuários vulneráveis;
                           •  cursos de treinamento: pedestres e ciclistas não frequentam aulas de con-

                             dução e de formação sobre as leis de trânsito, direção defensiva e fatores
                             de risco no trânsito;
                           •  campanhas de segurança: campanhas de segurança no trânsito, em sua

                             maioria, não contemplam ações voltadas a usuários vulneráveis, sendo que
                             grandes publicidades e informações a respeito de trafegar com segurança
                             focam em ações voltadas aos motoristas de veículos motorizados.


                       Portanto, o sistema viário deve oferecer estruturas com condições adequadas de

                  segurança para a circulação de usuários vulneráveis [11]. A presença dessas estruturas





                                                                                                            359

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                                                                                                         DER / SP
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