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CAPÍTUL O 1 1 – C O nsider A ç õe s s O bre U s U ári O s v UL ner á veis
atividades econômicas ao longo da rodovia, travessias do tipo III costumam apresentar
maiores demandas de pedestres e ciclistas.
Medidas de segurança específicas podem ser necessárias nas aproximações de
trechos urbanizados que apresentam demanda de usuários vulneráveis. Nesses casos,
pode ser necessário implantar calçadas e ciclovias, a fim de evitar que pedestres e
ciclistas percorram o acostamento, além de prever medidas moderadoras de tráfego.
Existem dois tipos de demanda de usuários vulneráveis:
• demanda de caminhamento longitudinal: pedestres e ciclistas trafegam
nos acostamentos ou laterais da rodovia, para acesso a pontos de interesse
ou transporte público;
• demanda de cruzamento: pedestres e ciclistas buscam atravessar a rodovia
para alcançar o outro lado. Ocorre muitas vezes em áreas urbanizadas com
atividades econômicas desenvolvidas longitudinalmente à via.
Os tratamentos de segurança recomendados para usuários vulneráveis variam
com o tipo de demanda. Dessa forma, o primeiro passo é identificar a presença de
pedestres e ciclistas e determinar o tipo de demanda desses usuários. Uma vez iden-
tificadas as demandas, deve-se proceder com o tratamento de riscos dos usuários
vulneráveis.
Na sequência são recomendados os tratamentos de risco dos usuários vulnerá-
veis para as demandas de caminhamento longitudinal e de cruzamento, destacando-se
medidas de segurança adequadas a pedestres e ciclistas.
11.2.1 Demanda de caminhamento longitudinal
Quando a demanda dos usuários vulneráveis é de caminhamento longitudinal, para ga-
rantir a segurança desses usuários, recomenda-se a ordem de tratamento representa-
da esquematicamente na Figura 11.1 e descrita na sequência.
• afastamento dos usuários: recomenda-se, prioritariamente, a adoção de
medidas de afastamento de pedestres e ciclistas dos veículos motorizados,
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP