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CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis




                  e equipamentos de segurança também deve ser incentivado, ressaltando a obrigato-
                  riedade do uso de capacete. Roupas que refletem a luz dos faróis dos carros permitem
                  que os motoristas avistem os motociclistas a uma distância maior, especialmente em

                  condições climáticas adversas.

                       Deve-se ter atenção especial à segurança dos motociclistas em equipamentos
                  de contenção nas laterais das vias . Esses elementos de Segurança Viária podem re-
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                  presentar um risco para motociclistas que circulam na rodovia por dois motivos: (i) o

                  motociclista pode ser projetado por sobre a barreira de contenção; (ii) o motociclista
                  pode atingir os suportes de defensas metálicas e de barreiras de cabos. Assim, onde
                  for julgado necessário, mediante estudos técnicos específicos, podem ser implantados
                  dispositivos de proteção aos motociclistas em defensas metálicas e em defensas de
                  cabos ou barreiras de concreto com adequação da altura.




                  11.2 Tratamento dos usuários vulneráveis





                  Em travessias urbanas, pedestres e ciclistas convivem com o fluxo de veículos pesados,

                  automóveis e motocicletas. Assim, é necessário haver um equilíbrio entre as necessi-
                  dades e os desejos de cada tipo de usuário, devendo ser adotadas medidas e tratamen-
                  tos adequados, de acordo com a interface entre os usuários e a rodovia e as interações
                  entre usuários, além de levar em consideração todo o sistema viário.


                       Em rodovias que atravessam áreas de influência urbana com passagem pertur-
                  bada (tipo II), sempre que forem identificados volumes de pedestres e/ou ciclistas pre-
                  cisam ser avaliadas soluções de segurança específicas para esses usuários e, quando
                  necessário, implementadas.


                       Rodovias que atravessam áreas urbanizadas (tipo III) devem prezar por infraestru-
                  turas e dispositivos seguros para as demandas do tráfego local (acesso dos usuários
                  da rodovia às áreas urbanizadas e vice-versa). Ressalta-se que, devido à presença de






                  6   Esse tema é abordado com mais detalhes no item “8.3 — Dispositivos de contenção” do “Capí-
                     tulo 8 — Projeto seguro das laterais das vias”.


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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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