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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S





                           Contramedida                  Descrição                      Efetividade
                                           São medidas moderadoras de tráfego
                                           (traffic calming) que se caracterizam
                                           pela implementação de um conjunto
                                           de elementos físicos para reduzir a
                        Introdução de      velocidade dos veículos motorizados,
                4.8     deflexões e        garantindo condições de circulação         Sem informações
                                           compatíveis para os diferentes modos de
                        estreitamento de
                        faixa              transporte e a segurança dos usuários
                                           vulneráveis. Podem ser realizadas por
                                           meio do prolongamento de calçadas, por
                                           pintura horizontal ou outras medidas
                                           associadas à travessia de pedestres.

                                           É capaz de induzir a redução de velocidade
                                           nas aproximações e na própria interseção,
                                           bem como diminuir o ângulo e o número de   60% ou mais (1)
                4.9     Rotatória          conflitos de tráfego. Sua principal função é
                                           desviar, canalizar e organizar os fluxos nas   Mais de 30% (3)
                                           conversões, garantindo uma velocidade de
                                           tráfego mais segura.

                                           Fornece uma área para que os veículos que
                        Faixa exclusiva    trafegam em uma dada direção e desejam      10% a 25% (1)
                4.10    para conversão à   fazer uma conversão à esquerda possam       28% a 48% (2)
                        esquerda           reduzir a velocidade e aguardar para         Até 30% (3)
                                           cruzar o sentido oposto com segurança.
                Cruzamento em desnível

                                           Separam os conflitos no espaço (desnível),
                                           eliminando a possibilidade de conflitos
                                           de maior severidade, como os de
                                           cruzamento. Recomendados para vias
                                           de alta velocidade com controle total ou
                                           parcial de acessos. O projeto deve ter em
                        Cruzamento em                                                  25% a 40% (1)
                4.11                       conta os conflitos de entrelaçamento e o
                        desnível                                                      Mais de 30% (3)
                                           comprimento das alças de acesso. Deve-
                                           se ter especial atenção se há demanda de
                                           usuários vulneráveis, para acomodá-los de
                                           forma a garantir a segurança de todos os
                                           usuários, sem penalizar as travessias de
                                           pedestres e ciclistas.

                                                                                                       










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                                SE
                                 GUR
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