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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S





                           Contramedida                  Descrição                      Efetividade
                                           Propiciam espaço adequado aos veículos
                                           para realizar manobras de aceleração ou
                                           desaceleração com segurança, ao entrar
                                           ou sair da via principal, minimizando
                                           interferências no tráfego principal.
                        Faixas de          Dessa forma, facilitam as mudanças
                        aceleração e       de velocidade dos veículos entre a via
                4.12    desaceleração      principal e suas entradas e saídas.        Sem informações
                                           Fornecem aos veículos que trafegam na
                                           via principal tempo e distância suficientes
                                           para fazer ajustes na velocidade e no
                                           posicionamento, quando necessário, para
                                           permitir a entrada dos novos veículos e
                                           para minimizar perturbações e o potencial
                                           de ocorrência de conflitos

                5       Usuários vulneráveis
                Caminhamento longitudinal

                                           Recomenda-se, prioritariamente, a adoção      Calçadas:
                                           de medidas de afastamento de pedestres      40% a 60% (1)
                                           e ciclistas dos veículos motorizados, como
                                           a implantação de áreas de circulação        65% a 89% (2)
                                           para usuários vulneráveis (calçadas ou     Mais de 30% (3)
                        Afastamento dos    ciclovias) afastadas da faixa de tráfego. O
                5.3                        afastamento deve ser o máximo possível e
                        usuários
                                           de acordo com a velocidade da rodovia.        Ciclovia ou
                                           As calçadas devem ser contínuas e             ciclofaixa:
                                           acessíveis a todos, incluindo os grupos
                                           de pedestres mais vulneráveis (idosos,      25% a 40% (1)
                                           crianças, PcDs etc.).                        Até 30% (3)

                                           Caso não seja possível fornecer
                                           afastamento suficiente para garantir
                        Separação física   a segurança dos usuários vulneráveis,     Barreiras laterais:
                        e proteção         recomenda-se a implantação de áreas de
                5.4     dos usuários       circulação separadas e dedicadas, como      40% a 60% (1)
                        vulneráveis        passeios, calçadas e ciclovias, protegidas   Mais de 30% (2)
                                           do fluxo de veículos motorizados por
                                           barreiras de contenção.
                                                                                                       












                                                                                                            419
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                                                                                               VIÁRIA
                                                                                      GUR
                                                                          MANU
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                               AL
                                                                                  DE
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                                                                                                             SP
                                                                                                             SP
                                                                                                            /
                                                                                                         DER
                                                                                                         DER
                                                                                                         DER / SP
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