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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
Contramedida Descrição Efetividade
Propiciam espaço adequado aos veículos
para realizar manobras de aceleração ou
desaceleração com segurança, ao entrar
ou sair da via principal, minimizando
interferências no tráfego principal.
Faixas de Dessa forma, facilitam as mudanças
aceleração e de velocidade dos veículos entre a via
4.12 desaceleração principal e suas entradas e saídas. Sem informações
Fornecem aos veículos que trafegam na
via principal tempo e distância suficientes
para fazer ajustes na velocidade e no
posicionamento, quando necessário, para
permitir a entrada dos novos veículos e
para minimizar perturbações e o potencial
de ocorrência de conflitos
5 Usuários vulneráveis
Caminhamento longitudinal
Recomenda-se, prioritariamente, a adoção Calçadas:
de medidas de afastamento de pedestres 40% a 60% (1)
e ciclistas dos veículos motorizados, como
a implantação de áreas de circulação 65% a 89% (2)
para usuários vulneráveis (calçadas ou Mais de 30% (3)
Afastamento dos ciclovias) afastadas da faixa de tráfego. O
5.3 afastamento deve ser o máximo possível e
usuários
de acordo com a velocidade da rodovia. Ciclovia ou
As calçadas devem ser contínuas e ciclofaixa:
acessíveis a todos, incluindo os grupos
de pedestres mais vulneráveis (idosos, 25% a 40% (1)
crianças, PcDs etc.). Até 30% (3)
Caso não seja possível fornecer
afastamento suficiente para garantir
Separação física a segurança dos usuários vulneráveis, Barreiras laterais:
e proteção recomenda-se a implantação de áreas de
5.4 dos usuários circulação separadas e dedicadas, como 40% a 60% (1)
vulneráveis passeios, calçadas e ciclovias, protegidas Mais de 30% (2)
do fluxo de veículos motorizados por
barreiras de contenção.
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ANÇA
VIÁRIA
GUR
MANU
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
AL
DE
SE
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SP
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DER / SP