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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
Contramedida Descrição Efetividade
Nos casos de travessia de trechos
urbanizados (tipo III), pode ocorrer o
compartilhamento da via entre veículos Medidas moderadoras
motorizados e usuários vulneráveis nas de tráfego:
5.5 Compartilhamento laterais da pista, com pedestres e ciclistas
da rodovia 25% a 40% (1) (2)
utilizando acostamentos ou calçadas
para circulação. Neste caso devem ser Mais de 30% (3)
adotadas medidas moderadoras de
tráfego (traffic calming).
Cruzamento de usuários vulneráveis na rodovia
Faixas zebradas implantadas em locais
com alta demanda de cruzamento de
pedestres, em travessias urbanas do
tipo III. Devem ser utilizadas somente
Faixas de 25% a 40% (1)
5.6 em locais com baixo volume de tráfego
pedestres Mais de 30% (3)
e velocidade baixa e controlada (com
controle eletrônico ou físico). Além disso,
sempre devem ser associadas a outras
medidas moderadoras de tráfego.
Auxilia na redução de velocidade e na
Controle de fiscalização de trânsito. Tem uma atuação
velocidade pontual, utilizada quando há demanda
5.7 (lombada, lombada de travessia de pedestres. Deve ser 25% a 40% (1)
eletrônica, utilizada junto à sinalização adequada,
lombofaixas) especialmente com indicação da
velocidade regulamentada.
Embora o acesso seja uma parte
importante da função rodoviária,
pode haver algumas rodovias onde os
Restringir cruzamentos de pedestres tornam-se
pontos de acesso um problema de Segurança Viária. Para
5.8 (barreiras de esses locais, pode ser necessário restringir 25% a 40% (1)
contenção, gradis/ os pontos de travessia por meio da
telamento) implantação de dispositivos de contenção
lateral, gradis ou telamento, direcionando
os pedestres e ciclistas para locais
seguros de travessia.
Reduz a distância de travessia dos
usuários vulneráveis e cria uma área
para refúgio central de pedestres, que
permite a travessia em duas etapas.
5.9 Refúgio central Evita conversões à esquerda proibidas e 25% a 40% (1)
ultrapassagens. Pode reduzir a largura das
faixas e, consequentemente, a velocidade
do tráfego.
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