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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S




                     BOX 1    CRASH MODIFICATION FACTOR (CMF)


                       i      Conhecer os benefícios de cada tratamento para a Segurança Viária é fun-
                              damental para o processo de seleção de contramedidas. O benefício é ge-
                              ralmente descrito por um fator de redução de acidentes. Os analistas po-
                              dem usar os CMFs para estimar as mudanças na ocorrência ou severidade
                              dos acidentes associadas a uma determinada contramedida, além de per-
                              mitir a comparação do desempenho da segurança das alternativas no que
                              diz respeito ao planejamento, aos elementos de projeto e aos dispositivos
                              de controle de tráfego [2].

                                 O CMF é um fator multiplicativo que indica a mudança esperada nos
                              acidentes associada a uma contramedida. Valores de CMF igual a 1,0 in-
                              dicam que não existe uma alteração esperada nos acidentes associados
                              ao local ou segmento específico. Valores menores do que 1,0 se referem a
                              uma redução esperada no número de acidentes, e valores maiores do que
                              1,0, um aumento nos acidentes esperados [3]. Detalhes sobre o cálculo dos
                              CMFs podem ser encontrados no “Capítulo 15 — Modelo para previsão de
                              acidentes”.

                                 Existem diferentes fontes que apresentam informações sobre os CMFs.
                              A  CMF Clearinghouse  [12], fundada pela  Federal Highway Administration
                              (FHWA), é uma das fontes de informação mais abrangentes, avançadas e
                              atualizadas sobre a efetividade das contramedidas de Segurança Viária.
                              Essa referência aplica uma classificação por estrelas (de um a cinco) de
                              acordo com a robustez de cada CMF, sendo baseada no projeto em estudo,
                              no tamanho da amostra, no erro padrão, em possíveis vieses e nas fontes
                              de dados [2].






                       Diversos guias apresentam recomendações de contramedidas eficazes para re-
                  solver problemas específicos de acidentes. Alguns guias fornecem discussões sobre o

                  processo de seleção de contramedidas, enquanto outras ferramentas se relacionam
                  com componentes específicos do processo. Existem ferramentas online que fornecem
                  informações mais detalhadas sobre as contramedidas possíveis conforme o tipo de
                  acidente ou problema rodoviário. Entre todas essas referências, podem ser destacadas:






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                                SE
                                 GUR
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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
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