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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
BOX 1 CRASH MODIFICATION FACTOR (CMF)
i Conhecer os benefícios de cada tratamento para a Segurança Viária é fun-
damental para o processo de seleção de contramedidas. O benefício é ge-
ralmente descrito por um fator de redução de acidentes. Os analistas po-
dem usar os CMFs para estimar as mudanças na ocorrência ou severidade
dos acidentes associadas a uma determinada contramedida, além de per-
mitir a comparação do desempenho da segurança das alternativas no que
diz respeito ao planejamento, aos elementos de projeto e aos dispositivos
de controle de tráfego [2].
O CMF é um fator multiplicativo que indica a mudança esperada nos
acidentes associada a uma contramedida. Valores de CMF igual a 1,0 in-
dicam que não existe uma alteração esperada nos acidentes associados
ao local ou segmento específico. Valores menores do que 1,0 se referem a
uma redução esperada no número de acidentes, e valores maiores do que
1,0, um aumento nos acidentes esperados [3]. Detalhes sobre o cálculo dos
CMFs podem ser encontrados no “Capítulo 15 — Modelo para previsão de
acidentes”.
Existem diferentes fontes que apresentam informações sobre os CMFs.
A CMF Clearinghouse [12], fundada pela Federal Highway Administration
(FHWA), é uma das fontes de informação mais abrangentes, avançadas e
atualizadas sobre a efetividade das contramedidas de Segurança Viária.
Essa referência aplica uma classificação por estrelas (de um a cinco) de
acordo com a robustez de cada CMF, sendo baseada no projeto em estudo,
no tamanho da amostra, no erro padrão, em possíveis vieses e nas fontes
de dados [2].
Diversos guias apresentam recomendações de contramedidas eficazes para re-
solver problemas específicos de acidentes. Alguns guias fornecem discussões sobre o
processo de seleção de contramedidas, enquanto outras ferramentas se relacionam
com componentes específicos do processo. Existem ferramentas online que fornecem
informações mais detalhadas sobre as contramedidas possíveis conforme o tipo de
acidente ou problema rodoviário. Entre todas essas referências, podem ser destacadas:
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ANÇA
VIÁRIA
SE
GUR
AL
MANU
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DE
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
SP
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DER / SP
DER / / SP