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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
(8) Road Safety Manual, da PIARC [2]: apresenta as contramedidas mais efica-
zes e quando devem ser utilizadas de acordo com o tipo de acidente e indi-
cativos de custo. Também recomenda a implementação de projetos piloto
multidisciplinares (como programas de educação e fiscalização) nos princi-
pais segmentos identificados com alto risco de acidentes.
(9) Catalogue of design safety problems and potential countermeasures, da PIARC
[15]: conta com potenciais contramedidas para problemas de Segurança
Viária. São feitas recomendações de acordo com a classe da rodovia, se-
ção transversal, alinhamento, interseções, usuários vulneráveis, sinalização
vertical e horizontal e características das laterais da rodovia.
(10) The Role of Road Engineering in Combatting Driver Distraction and Fatigue Road
Safety Risks [16] e Vulnerable road user: Diagnosis of design and operational
safety problems and potential countermeasures and appendix [17]: apresentam
recomendações conforme a abordagem de hierarquia de tratamento e for-
necem soluções de engenharia para riscos devido à distração e fadiga dos
motoristas e questões especiais para usuários vulneráveis. Em cada tópico
são fornecidas informações sobre o problema de segurança na rodovia e os
tipos de tratamento possíveis. As informações referem-se a fotografias,
descrições, indicativos de custos, tipos de acidentes e grupos de usuários
afetados [2].
(11) Guia de Redução de Acidentes com Base em Medidas de Engenharia de Bai-
xo Custo, do DNER [18]: é uma referência nacional, de 1998, que apresenta
possíveis soluções de baixo custo e para redução dos acidentes para dezoi-
to situações de problemas típicos.
13.2.2.2 Considerações sobre a seleção de contramedidas
Os estudos que apresentam os resultados da efetividade da implementação de contra-
medidas foram aplicados, em sua maioria, em rodovias de países desenvolvidos. Nesse
sentido, é importante ressaltar que não podem ser esperados os mesmos resultados
para países subdesenvolvidos e em desenvolvimento [2]. Mesmo em países com a
mesma condição econômica, a implantação de uma contramedida pode apresentar re-
sultados diferentes dos identificados nos locais de estudo, devido a questões culturais
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