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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S




                        (8)  Road Safety Manual, da PIARC [2]: apresenta as contramedidas mais efica-
                             zes e quando devem ser utilizadas de acordo com o tipo de acidente e indi-
                             cativos de custo. Também recomenda a implementação de projetos piloto

                             multidisciplinares (como programas de educação e fiscalização) nos princi-
                             pais segmentos identificados com alto risco de acidentes.
                        (9)  Catalogue of design safety problems and potential countermeasures, da PIARC
                             [15]: conta com potenciais contramedidas para problemas de Segurança

                             Viária. São feitas recomendações de acordo com a classe da rodovia, se-
                             ção transversal, alinhamento, interseções, usuários vulneráveis, sinalização
                             vertical e horizontal e características das laterais da rodovia.

                       (10)  The Role of Road Engineering in Combatting Driver Distraction and Fatigue Road
                             Safety Risks [16] e Vulnerable road user: Diagnosis of design and operational
                             safety problems and potential countermeasures and appendix [17]: apresentam

                             recomendações conforme a abordagem de hierarquia de tratamento e for-
                             necem soluções de engenharia para riscos devido à distração e fadiga dos
                             motoristas e questões especiais para usuários vulneráveis. Em cada tópico
                             são fornecidas informações sobre o problema de segurança na rodovia e os

                             tipos de tratamento possíveis. As informações referem-se a fotografias,
                             descrições, indicativos de custos, tipos de acidentes e grupos de usuários
                             afetados [2].

                       (11)  Guia de Redução de Acidentes com Base em Medidas de Engenharia de Bai-
                             xo Custo, do DNER [18]: é uma referência nacional, de 1998, que apresenta
                             possíveis soluções de baixo custo e para redução dos acidentes para dezoi-

                             to situações de problemas típicos.



                  13.2.2.2 Considerações sobre a seleção de contramedidas


                  Os estudos que apresentam os resultados da efetividade da implementação de contra-
                  medidas foram aplicados, em sua maioria, em rodovias de países desenvolvidos. Nesse
                  sentido, é importante ressaltar que não podem ser esperados os mesmos resultados

                  para países subdesenvolvidos e em desenvolvimento  [2]. Mesmo em países com a
                  mesma condição econômica, a implantação de uma contramedida pode apresentar re-
                  sultados diferentes dos identificados nos locais de estudo, devido a questões culturais




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                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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