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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
Contramedida Descrição Efetividade
O projeto de rodovia segura deve garantir
Melhoria das que as configurações geométricas
condições de
5.10 visibilidade e as características do entorno não 25% a 40% (1)
causem limitações visuais aos usuários
para usuários vulneráveis. Objetos que obstruem a visão
vulneráveis
dos usuários devem ser removidos.
Recomendada em travessias de
pedestres, como em cruzamentos em 10% a 25% (1)
5.11 Iluminação nível, travessias urbanas, cruzamentos em
desnível e locais com alta ocorrência de 28% a 42% (2)
atropelamentos.
Alertar os usuários sobre a circulação e/
5.12 Sinalização de ou travessia de pedestres ou escolares à 10% a 25% (1)
advertência frente. Pode ter implantação associada à
iluminação direcional do local de travessia.
Em situações em que há demanda de
cruzamento de pedestres, especialmente
Passarela ou em rodovias de classe 0 e 1A, pode ser
5.13 passagem usada uma travessia de pedestres com 60% ou mais (1)
subterrânea separação de nível, como uma passagem
superior (passarela) ou uma passagem
subterrânea.
(1) Toolkit - IRAP; (2) Making Our Roads Safer - FWHA;
e (3) Guide for Road Safety Interventions - Banco Mundial.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [7], [10], [11]
Além disso, há contramedidas que incluem outros pilares do Sistema Seguro, como
a educação, fiscalização, cuidado pós-acidentes, além de veículos mais seguros.
13.2.2.1 Referências de contramedidas com eficácia comprovada
Além das informações apresentadas no Quadro 13.1, existem diversas fontes confiáveis
para verificar quais as contramedidas mais eficazes e a expectativa de redução de aci-
dentes. Tradicionalmente, os métodos utilizam os Fatores de Modificação de Acidentes
(em inglês, Crash Modification Factors — CMFs) para avaliar os benefícios encontrados.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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