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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S





                           Contramedida                  Descrição                      Efetividade
                                           O projeto de rodovia segura deve garantir
                        Melhoria das       que as configurações geométricas
                        condições de
                5.10    visibilidade       e as características do entorno não         25% a 40% (1)
                                           causem limitações visuais aos usuários
                        para usuários      vulneráveis. Objetos que obstruem a visão
                        vulneráveis
                                           dos usuários devem ser removidos.
                                           Recomendada em travessias de
                                           pedestres, como em cruzamentos em           10% a 25% (1)
                5.11    Iluminação         nível, travessias urbanas, cruzamentos em
                                           desnível e locais com alta ocorrência de    28% a 42% (2)
                                           atropelamentos.
                                           Alertar os usuários sobre a circulação e/

                5.12    Sinalização de     ou travessia de pedestres ou escolares à    10% a 25% (1)
                        advertência        frente. Pode ter implantação associada à
                                           iluminação direcional do local de travessia.
                                           Em situações em que há demanda de
                                           cruzamento de pedestres, especialmente
                        Passarela ou       em rodovias de classe 0 e 1A, pode ser
                5.13    passagem           usada uma travessia de pedestres com       60% ou mais (1)
                        subterrânea        separação de nível, como uma passagem
                                           superior (passarela) ou uma passagem
                                           subterrânea.

                                     (1) Toolkit - IRAP; (2) Making Our Roads Safer - FWHA;
                                    e (3) Guide for Road Safety Interventions - Banco Mundial.
                                     Fonte: elaborado pelo autor com base em [7], [10], [11]



                       Além disso, há contramedidas que incluem outros pilares do Sistema Seguro, como
                  a educação, fiscalização, cuidado pós-acidentes, além de veículos mais seguros.




                  13.2.2.1 Referências de contramedidas com eficácia comprovada


                  Além das informações apresentadas no Quadro 13.1, existem diversas fontes confiáveis
                  para verificar quais as contramedidas mais eficazes e a expectativa de redução de aci-
                  dentes. Tradicionalmente, os métodos utilizam os Fatores de Modificação de Acidentes

                  (em inglês, Crash Modification Factors — CMFs) para avaliar os benefícios encontrados.









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                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                               AL
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