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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
(1) Road Safety Toolkit, desenvolvido pelo iRAP [10]: composto por um guia
completo de opções de tratamentos adequados a diferentes problemas de
segurança rodoviária, constantemente atualizado e revisado. Inclui infor-
mações detalhadas sobre os tipos de acidentes e soluções de tratamento,
com indicativos de custos, benefícios para a segurança, questões de imple-
mentação, referências e links para documentos de projetos relevantes.
(2) Report 500, do National Cooperative Highway Research Program (NCHRP) [13]:
conta com 22 volumes que ajudam a identificar contramedidas apropriadas
para um determinado problema de Segurança Viária.
(3) Guide for Road Safety Interventions: Evidence of What Works and What Does
Not Work, do Banco Mundial [7]: apresenta uma seleção das contramedidas
mais comumente utilizadas em países em desenvolvimento e subdesenvol-
vidos, bem como uma lista dos tratamentos ineficazes, que podem inclusi-
ve aumentar a ocorrência e/ou a severidade dos acidentes.
(4) Making our Roads Safer: One Contrameasure at a Time, da Federal Highway
Administration (FHWA) [11]: dispõe de 28 contramedidas com eficácia com-
provada que oferecem impactos significativos e mensuráveis para melhorar
a Segurança Viária em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
(5) Roadway Safety Data and Analysis Toolbox, da Federal Highway Administration
(FHWA) [14]: é um repositório de dados de segurança e ferramentas de aná-
lise disponíveis online [3].
(6) Highway Safety Manual Volume 3: Part D, da American Association of State
Highway and Transportation Officials (AASHTO) [2]: apresenta os CMFs de acor-
do com as expectativas de mudança no número de acidentes resultantes de
alterações em elementos geométricos ou operacionais da rodovia.
(7) The Handbook of Road Safety Measures [9]: é um manual que apresenta
informações extensas sobre 128 medidas de Segurança Viária, incluindo
as relacionadas com projeto, manutenção, controle de tráfego, veículos,
treinamento de motoristas, educação, fiscalização de trânsito e cuidado
pós-acidente. Uma abordagem rigorosa é utilizada para selecionar os es-
tudos ao redor do mundo e calcular os benefícios das medidas, com ênfase
em pesquisas europeias [2].
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