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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
diferentes tipos de elementos individuais, resultando na aplicação de diferentes SPFs.
Em segundo lugar, não se pode presumir que as frequências esperadas de acidentes,
para diferentes elementos viários, sejam estatisticamente correlacionadas entre si. Em
vez disso, deve-se estimar uma frequência de acidentes com base na suposição de que
os vários segmentos e interseções são estatisticamente independentes e na suposição
alternativa de que eles estão perfeitamente correlacionados. A frequência esperada de
acidentes é então calculada como a média das estimativas dependentes e independen-
tes. A sequência de cálculo para este procedimento é apresentada no HSM [3].
O método EB também pode ser aplicado para projetar a frequência de acidentes
em períodos futuros, sendo utilizado em processos de triagem de rede (em inglês, Net-
work Screening), na avaliação da efetividade de contramedidas e na tomada de deci-
são de alternativas de projeto [2]. Este procedimento só é aplicável se as condições do
projeto proposto não forem substancialmente diferentes das vias existentes. Assim, o
método EB para períodos futuros pode ser aplicado a [3]:
• elementos viários que mantenham suas características geométricas e
operacionais (com exceção do VDM, parâmetro em que alterações são
esperadas);
• projetos com pequenas alterações na seção transversal, como alargamento
do acostamento;
• projetos com pequenas alterações no alinhamento;
• projetos com inclusão de faixa adicional de ultrapassagem com extensão
limitada.
A frequência esperada de acidentes para um período futuro é estimada a partir da
frequência obtida com a aplicação do método EB para um período passado, multiplica-
da por fatores que buscam atualizar a estimativa sob as condições da projeção futura,
considerando: diferenças na duração dos períodos analisados; variação dos VDMs; e
mudanças nas características geométricas ou de controle de tráfego que afetam os
valores dos CMFs.
A Equação 15.7 fornece a estimativa da frequência esperada de acidentes no
período futuro :
489
489
GUR
ANÇA
VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU
AL
SE
DE
SP
/
DER / SP
DER