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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                  diferentes tipos de elementos individuais, resultando na aplicação de diferentes SPFs.
                  Em segundo lugar, não se pode presumir que as frequências esperadas de acidentes,
                  para diferentes elementos viários, sejam estatisticamente correlacionadas entre si. Em

                  vez disso, deve-se estimar uma frequência de acidentes com base na suposição de que
                  os vários segmentos e interseções são estatisticamente independentes e na suposição
                  alternativa de que eles estão perfeitamente correlacionados. A frequência esperada de
                  acidentes é então calculada como a média das estimativas dependentes e independen-
                  tes. A sequência de cálculo para este procedimento é apresentada no HSM [3].


                       O método EB também pode ser aplicado para projetar a frequência de acidentes
                  em períodos futuros, sendo utilizado em processos de triagem de rede (em inglês, Net-
                  work Screening), na avaliação da efetividade de contramedidas e na tomada de deci-
                  são de alternativas de projeto [2]. Este procedimento só é aplicável se as condições do

                  projeto proposto não forem substancialmente diferentes das vias existentes. Assim, o
                  método EB para períodos futuros pode ser aplicado a [3]:

                           •  elementos viários que mantenham suas características geométricas e

                             operacionais  (com  exceção  do  VDM,  parâmetro  em que alterações são
                             esperadas);
                           •  projetos com pequenas alterações na seção transversal, como alargamento

                             do acostamento;
                           •  projetos com pequenas alterações no alinhamento;

                           •  projetos com inclusão de faixa adicional de ultrapassagem com extensão
                             limitada.




                       A frequência esperada de acidentes para um período futuro é estimada a partir da
                  frequência obtida com a aplicação do método EB para um período passado, multiplica-
                  da por fatores que buscam atualizar a estimativa sob as condições da projeção futura,
                  considerando: diferenças na duração dos períodos analisados; variação dos VDMs; e

                  mudanças nas características geométricas ou de controle de tráfego que afetam os
                  valores dos CMFs.

                       A Equação 15.7 fornece a estimativa da frequência esperada de acidentes no
                  período futuro :





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                                                                                      GUR
                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
                                                                                  DE
                                                                                                             SP
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                                                                                                         DER / SP
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