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CAPÍTUL O   1 6   –   OPER A ÇÃ O   SE GUR A   DE   RODO VIA S




                  conservação rodoviária  (rotineira e preventiva periódica) para manutenção do pavi-
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                  mento e de elementos de sinalização e drenagem na rodovia e nas laterais; e aos Ser-
                  viços de Atendimento ao Usuário (SAUs) e Unidades Básicas de Atendimento (UBAs).

                       As operações de conserva especial  são necessárias em condições específicas de
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                  tráfego e buscam reduzir os efeitos de uma condição operacional na segurança dos
                  usuários, além de ser uma estratégia de ação para reestabelecer a operação segura.
                  São aplicáveis em locais em obras e serviços para conservação de emergência, res-

                  tauração e/ou melhoramentos da rodovia; em eventos especiais e dias atípicos que
                  requerem operações especiais programadas; e operações de emergência que acar-
                  retam interrupção parcial ou total do tráfego, as quais necessitam da prontidão dos
                  SAUs e UBAs.


                       É importante destacar que a operação segura se utiliza de novas tecnologias para
                  a gestão e o monitoramento mais eficazes das rodovias. Entre elas estão os Siste-
                  mas Inteligentes de Transportes (ITS) , que auxiliam na otimização do gerenciamento
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                  de tráfego, na cobrança nas praças de pedágio, na transmissão das informações aos

                  usuários, nos serviços de atendimento ao usuário e na fiscalização, permitindo um mo-
                  nitoramento constante da via.

                       Este capítulo apresenta as diferentes condições operacionais (recorrentes e espe-
                  ciais) para rodovias seguras, bem como as diretrizes para realizar o monitoramento das

                  rodovias considerando as novas possibilidades abertas pelo uso de ITS.






                  1   A conservação rodoviária compreende o conjunto de operações rotineiras, preventivas periódi-
                     cas e de emergência. Para fins de organização do Capítulo, os serviços de conservação rotineira
                     e preventiva periódica são aprofundandos no item “16.1.2 — Conservação rotineira e preven-
                     tiva periódica” que se refere a condições operacionais recorrentes, enquanto a conservação de
                     emergência é apresentada no item “16.2.1 — Obras e serviços de conservação de emergência,
                     restauração e melhorias da rodovia”, destinado a ações em condições operacionais especiais.
                  2   A conservação especial diz respeito à impermeabilização e ao rejuvenescimento (regularização
                     ou reabilitação do revestimento) da camada de rolamento prolongando a vida útil do pavimento,
                     a fim de postergar o momento de execução e planejar intervenções mais onerosas, como obras
                     de restauração pesada e/ou reconstrução. É a manutenção da rede existente em padrões acei-
                     táveis de qualidade, conforto e segurança a custos reduzidos [3].
                  3   Os Sistemas Inteligentes de Transporte (em inglês, Intelligent Traffic System – ITS) são soluções
                     tecnológicas que incorporam inteligência e inovação em serviços para auxiliar a gestão do tráfe-
                     go e a operação de transporte.


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                                                                                                         DER / SP
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