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CAPÍTUL O   1 6   –   OPER A ÇÃ O   SE GUR A   DE   RODO VIA S




                  por videomonitoramento. O monitoramento contínuo permite a coleta de dados sobre
                  velocidade, fluxo e densidade de tráfego. Dispositivos ITS são capazes de identificar
                  condições anormais na via para que sejam realizadas operações seguras para mitigar

                  os efeitos no tráfego [5].

                       O videomonitoramento de tráfego é realizado pelo Centro de Controle Operacional
                  (CCO) do operador da rodovia, 24 horas por dia. A ferramenta permite monitorar cons-
                  tantemente o fluxo de tráfego e identificar eventuais situações anormais, como con-

                  gestionamentos, acidentes, veículos parados na pista, incêndios, condições climáticas
                  adversas, situação das praças de pedágio etc. O videomonitoramento ainda conta com
                  a presença de autoridade policial, a qual pode fazer autuação no momento da identifi-
                  cação da infração, por meio do próprio videomonitoramento.


                       O Controle Operacional por videomonitoramento permite acionar os Serviços de
                  Atendimentos ao Usuário e/ou uma equipe para investigar em campo com mais de-
                  talhes quaisquer intercorrências na rodovia, presença de obstáculo na pista, buracos,
                  entre outras situações adversas. Tecnologias mais recentes incluem sistemas de de-

                  tecção automática de situações anormais por vídeo, para identificar obstáculos, aci-
                  dentes, veículos parados, congestionamento, fumaça etc. e emitir alertas ao CCO para
                  informá-los da situação adversa. Também podem ser citados o uso de drones e a co-
                  nectividade de todo o sistema de transporte por meio de Wi-Fi, entre veículos, entre

                  veículos e infraestrutura e entre usuários. Além disso, a aquisição de dados via CCO
                  permite a construção de modelos preditivos de monitoramento no futuro.

                       Outro ponto importante no monitoramento de rodovias é a operação de praças de
                  pedágio, tanto para manter a fluidez do tráfego em locais que podem ser gargalos para

                  o desempenho operacional da rodovia, como para garantir a segurança dos usuários.
                  Deve ser monitorada a operação em todas as pistas de pedágio (manuais ou automáti-
                  cas), o tempo admissível para a operação de cobrança de pedágio, a fila máxima admi-
                  tida e demais informações fornecidas ao Centro de Controle Operacional (CCO).


                       Quanto à operação segura de praças de pedágio, destaca-se a necessidade de
                  controle da velocidade, tanto na aproximação das ilhas de pedágio, como na passagem
                  pelas cabines, especialmente nas cabines de cobrança automática. Além disso, é preci-
                  so sinalizar o rabo de fila, sendo recomendado, inclusive, definir uma cabine específica

                  para motos, bem como facilitar o uso de cabines de pedágio automáticas. A segurança



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                                                                                                         DER / SP
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