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CAPÍTUL O   1 6   –   OPER A ÇÃ O   SE GUR A   DE   RODO VIA S




                  rodovias e das suas instalações fixas, dentro de padrões de serviço estabelecidos. As
                  atividades de conservação buscam, prioritariamente, garantir a segurança dos usuá-
                  rios, por meio de ações tais como: manutenção do pavimento e da sinalização horizon-

                  tal e vertical. Tem também por objetivo promover a proteção e a integridade da plata-
                  forma (dispositivos de drenagem superficial, limpeza de bueiros e valetas) e a aparência
                  geral (limpeza de mato e corte de grama na faixa de domínio e limpeza das placas de
                  sinalização, por exemplo) [7].


                       A conservação rotineira compreende o conjunto de operações de conservação com
                  o objetivo de reparar ou sanar um defeito e reestabelecer o funcionamento dos com-
                  ponentes da rodovia.

                       A conservação preventiva periódica refere-se a operações cujo objetivo é evitar o

                  surgimento ou agravamento de defeitos. Essas operações devem ser realizadas duran-
                  te o ano e a frequência de execução depende do trânsito, da topografia e do clima, como
                  a operação tapa-buraco e o fechamento de trincas, por exemplo [7].

                       A conservação de emergência refere-se a obras que causam interrupção parcial

                  ou total no tráfego, sendo, portanto, uma operação especial [7], apresentada no item
                  “16.2.1 — Obras e serviços de conservação de emergência, restauração e melhorias da
                  rodovia”.


                       A execução dos serviços de conservação rodoviária de rotina abrange inspeções
                  e melhorias no pavimento, no revestimento vegetal, nos sistemas de drenagem, nas
                  faixas de domínio e elementos de segurança nas rodovias, nos acessos, nas interli-
                  gações, nos dispositivos e nas vias não pavimentadas sob jurisdição do DER/SP. Mais
                  especificamente, os serviços de conservação referem-se à manutenção da vida útil

                  do pavimento, à verificação e adequação do sistema de drenagem, capina e roçada, à
                  substituição de elementos danificados ou fora da vida útil e à manutenção de elemen-
                  tos de contenção e sinalização [7].

                       O monitoramento da rodovia, por meio de inspeções periódicas de dados e parâ-

                  metros e/ou das condições técnicas preestabelecidas dos componentes viários, permi-
                  te a sua preservação e melhoria. A verificação de pavimentos, obras de arte especiais,
                  elementos de proteção e segurança (dispositivos de contenção, sinalização e ilumina-

                  ção), taludes, elementos de drenagem, acessos, interseções, faixa de domínio, áreas




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                                                                                                         DER / SP
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