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CAPÍTUL O   1 6   –   OPER A ÇÃ O   SE GUR A   DE   RODO VIA S




                  lindeiras e dispositivos permanentes de operação são essenciais para garantir a con-
                  servação e manutenção de tais elementos [7].

                       Em geral, os amortecedores de impacto e os terminais requerem baixa manuten-
                  ção periódica, mas requerem manutenção imediata após impacto, necessitando que

                  determinados materiais sempre estejam disponíveis em estoque ou possam ser fa-
                  cilmente obtidos, para esta manutenção [8]. Portanto, deve-se realizar a manutenção
                  imediata (conservação de emergência) de dispositivos de contenção toda vez que ocor-

                  rer um impacto em sistemas de contenção viária, restituindo o sistema de acordo com
                  as normas técnicas do DER/SP e ABNT.

                       A operação segura de serviços de conservação rodoviária deve garantir condições
                  de visibilidade e segurança para usuários e trabalhadores no local. Nesse sentido, o

                  DER/SP conta com o Sistema de Administração de Conservação (SAC), desenvolvido
                  para auxiliar nas operações de conservação. Mediante autorização e orientação do ges-
                  tor da rodovia, os trabalhadores devem estar uniformizados de acordo com o Manual
                  de Identidade Visual do DER/SP, incluindo uniformes especiais para a chuva e equipa-

                  mentos individuais e coletivos de proteção [6]. Além disso, o trecho deve ser devida-
                  mente sinalizado conforme as instruções específicas para obras temporárias indicadas
                  pelo Manual de Sinalização do DER/SP. Esse Manual indica que obras de curta duração,
                  como as de conservação de rotina, podem ser dotadas de dispositivos de sinalização de

                  fácil transporte e instalação.



                  16.1.3 Serviços de Atendimento ao Usuário



                  A operação segura de rodovia deve contemplar serviços de apoio às ocorrências, de
                  forma a reduzir o tempo de interferência na rodovia, uma vez que o tempo de socorro
                  médio e o tempo mínimo de resgate são cruciais para reduzir as consequências dos
                  acidentes [9]. Para isso, as rodovias devem contar com os Centros de Controle Opera-

                  cional (CCOs) que inspecionam e verificam a situação dos pontos da rodovia, por meio
                  de videomonitoramento. Podem se beneficiar de tecnologias, como Painéis de Mensa-
                  gens Variáveis, telefones e Wi-Fi ao longo da rodovia, para conforto e segurança dos
                  usuários.







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          DER / SP
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