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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A





                   Fatores de risco  Contramedidas possíveis                              Efetividade
                                                                                          potencial

                   Atividades de    Realização de procedimentos operacionais para aviso aos
                   manutenção e     condutores da condição operacional adversa à frente, por   Sem
                   de serviços de   meio de equipes de campo ou PMVs.                     informações
                   atendimento ao
                   usuário

                                      Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]



                  17.2.4 Colisão frontal


                  As colisões frontais são geralmente as mais graves de todos os tipos de colisões entre
                  veículos. A combinação da massa e da velocidade dos veículos geralmente resulta em
                  consequências graves ou fatais para os ocupantes dos veículos [1]. No estado de São

                  Paulo, entre 2017 e 2021, embora correspondessem a apenas 2% dos acidentes na ma-
                  lha rodoviária, foram responsáveis por 16% dos acidentes com vítimas fatais.

                       Mesmo nos veículos mais modernos, as chances de sobreviver a uma colisão fron-

                  tal em velocidades acima de 70 km/h são bastante reduzidas. Para veículos mais an-
                  tigos, ou em colisões envolvendo veículos de tamanhos diferentes, sobreviver a uma
                  colisão é ainda menos provável, inclusive em velocidades muito mais baixas [1].

                       Normalmente, as colisões frontais com maior severidade ocorrem em ultrapas-

                  sagens ou em movimentos mal avaliados, além de casos de perda de controle dos veí-
                  culos e invasão da faixa de tráfego de sentido contrário. Os fatores típicos que podem
                  aumentar o risco de colisão frontal incluem [1]:

                           •  velocidade inapropriada à geometria da via;

                           •  baixo controle de velocidade;

                           •  ausência de oportunidades para ultrapassagem segura;
                           •  ausência de segregação entre faixas de tráfego com sentidos opostos de
                             circulação;

                           •  delineamento insatisfatório, particularmente em curvas;

                           •  baixa resistência à derrapagem do pavimento e superelevação inadequada;
                           •  ausência de acostamentos pavimentados;




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                                                                                               VIÁRIA
                                                                                      GUR
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
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                                                                                                         DER  / SP
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