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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Fatores de risco Contramedidas possíveis Efetividade
potencial
Atividades de Realização de procedimentos operacionais para aviso aos
manutenção e condutores da condição operacional adversa à frente, por Sem
de serviços de meio de equipes de campo ou PMVs. informações
atendimento ao
usuário
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]
17.2.4 Colisão frontal
As colisões frontais são geralmente as mais graves de todos os tipos de colisões entre
veículos. A combinação da massa e da velocidade dos veículos geralmente resulta em
consequências graves ou fatais para os ocupantes dos veículos [1]. No estado de São
Paulo, entre 2017 e 2021, embora correspondessem a apenas 2% dos acidentes na ma-
lha rodoviária, foram responsáveis por 16% dos acidentes com vítimas fatais.
Mesmo nos veículos mais modernos, as chances de sobreviver a uma colisão fron-
tal em velocidades acima de 70 km/h são bastante reduzidas. Para veículos mais an-
tigos, ou em colisões envolvendo veículos de tamanhos diferentes, sobreviver a uma
colisão é ainda menos provável, inclusive em velocidades muito mais baixas [1].
Normalmente, as colisões frontais com maior severidade ocorrem em ultrapas-
sagens ou em movimentos mal avaliados, além de casos de perda de controle dos veí-
culos e invasão da faixa de tráfego de sentido contrário. Os fatores típicos que podem
aumentar o risco de colisão frontal incluem [1]:
• velocidade inapropriada à geometria da via;
• baixo controle de velocidade;
• ausência de oportunidades para ultrapassagem segura;
• ausência de segregação entre faixas de tráfego com sentidos opostos de
circulação;
• delineamento insatisfatório, particularmente em curvas;
• baixa resistência à derrapagem do pavimento e superelevação inadequada;
• ausência de acostamentos pavimentados;
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ANÇA
VIÁRIA
GUR
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU
AL
SE
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DER / SP
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