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V OL UME   1   –   PRO JET O




                       Utiliza-se para indicar a aproximação de um trecho com proibição de ultrapassagem.

                       A linha seccionada de transição deve ser compatibilizada com as linhas secciona-
                  das divisoras de fluxos de sentidos opostos. Assim, a linha seccionada de transição é
                  formada por três segmentos pintados na cor amarela, cada um englobando dois traços

                  e um espaço da linha simples seccionada LFO-2 da via, conforme Figura B-6.

                       O comprimento da linha de transição corresponde à soma de três segmentos e
                  três intervalos, conforme Quadro B-4.



                                                       Quadro B-4


               Velocidade             Situação Normal                          Situação Especial
                Regula-                                   Compri-                                  Compri-
               mentada    Segmento  Intervalo    Cadência  mento   Segmento  Intervalo   Cadência  mento
                (km/h)        (s)        (i)                (c)       (s)        (i)                 (c)

                             (m)        (m)       (s:i)     (m)       (m)       (m)       (s:i)      (m)

                 V < 60       10         6        5:3       48         8         4        2:1        36
              60 ≤ V < 80     15         9        5:3       72        12         6        2:1        54

                 V ≥ 80       20        12        5:3       96        16         8        2:1        72




                       Deve-se implantar também, complementarmente, dispositivos auxiliares, como
                  tachas refletivas.




                  B.2.1.6 Método para definição da zona de ultrapassagem proibida


                  Para garantir a segurança nas ultrapassagens em rodovias de pista única e sentido
                  duplo de circulação, os veículos que se utilizam da faixa contrária para ultrapassar, ne-
                  cessitam de boa visibilidade que garanta a realização da manobra com segurança. Para

                  tanto, o projeto utiliza as distâncias mínimas de visibilidade, em função da velocidade,
                  conforme Quadro B-5.











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                                                                                                         DER / SP
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