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V OL UME 1 – PRO JET O
Utiliza-se para indicar a aproximação de um trecho com proibição de ultrapassagem.
A linha seccionada de transição deve ser compatibilizada com as linhas secciona-
das divisoras de fluxos de sentidos opostos. Assim, a linha seccionada de transição é
formada por três segmentos pintados na cor amarela, cada um englobando dois traços
e um espaço da linha simples seccionada LFO-2 da via, conforme Figura B-6.
O comprimento da linha de transição corresponde à soma de três segmentos e
três intervalos, conforme Quadro B-4.
Quadro B-4
Velocidade Situação Normal Situação Especial
Regula- Compri- Compri-
mentada Segmento Intervalo Cadência mento Segmento Intervalo Cadência mento
(km/h) (s) (i) (c) (s) (i) (c)
(m) (m) (s:i) (m) (m) (m) (s:i) (m)
V < 60 10 6 5:3 48 8 4 2:1 36
60 ≤ V < 80 15 9 5:3 72 12 6 2:1 54
V ≥ 80 20 12 5:3 96 16 8 2:1 72
Deve-se implantar também, complementarmente, dispositivos auxiliares, como
tachas refletivas.
B.2.1.6 Método para definição da zona de ultrapassagem proibida
Para garantir a segurança nas ultrapassagens em rodovias de pista única e sentido
duplo de circulação, os veículos que se utilizam da faixa contrária para ultrapassar, ne-
cessitam de boa visibilidade que garanta a realização da manobra com segurança. Para
tanto, o projeto utiliza as distâncias mínimas de visibilidade, em função da velocidade,
conforme Quadro B-5.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP