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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                  são: saída de pista, tombamento, colisão traseira, engavetamento e colisão com obs-
                  táculo fixo.

                       Por outro lado, em rodovias de classes mais baixas (Classes II, III e IV) as veloci-
                  dades de tráfego costumam ser menores, e destacam-se outros tipos de acidentes

                  pela frequência e severidade. Atropelamentos, por exemplo, são mais comuns devido
                  ao maior tráfego de ciclistas e pedestres; já colisões em interseções ocorrem devido
                  ao maior número de acessos, interseções e pontos de conflito; colisões frontais, por

                  sua vez, são mais frequentes em rodovias de pista simples, devido ao fluxo oposto
                  adjacente.

                       Mesmo que a rodovia esteja projetada inicialmente de acordo com os critérios es-
                  tabelecidos pela classe e utilização da via, a operação viária não é estática. À medi-

                  da que ocorre desenvolvimento lindeiro e alterações no sistema viário, a rodovia pode
                  desenvolver outras funções, diferentes daquelas originalmente projetadas. Em vista
                  disso, a avaliação da funcionalidade da via deve ser realizada periodicamente, de modo
                  que a segurança dos usuários seja mantida mesmo que haja mudanças na função que

                  a via desempenha.



                  6.3 Critérios de projeto






                  Com a classe da rodovia definida, a partir do nível de serviço exigido e dos volumes e
                  composições de tráfego previstos, é possível selecionar critérios de projeto. A “Instru-
                  ção de Projeto: Projeto Geométrico” do DER/SP padroniza os procedimentos e critérios
                  a serem adotados na elaboração do projeto geométrico de rodovias sob jurisdição do
                  Departamento. Os procedimentos e critérios são definidos para diferentes situações,

                  destacadas a seguir [12]:

                           •  estudos preliminares de traçado e estudos funcionais;

                           •  projeto de engenharia para implantação de rodovias;
                           •  projeto de engenharia para recuperação de rodovias implantadas;

                           •  projeto de engenharia para duplicação de rodovias.






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