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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                       As curvas verticais devem proporcionar condições de visibilidade adequadas ao
                  longo de todo o seu desenvolvimento. A distância de visibilidade, especialmente a dis-
                  tância de visibilidade de parada (DVP)  é, portanto, o parâmetro condicionante para a
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                  fixação do comprimento mínimo das curvas verticais. Esse valor é determinado em
                  função da velocidade de projeto e da diferença entre greides, tanto para curvas verti-
                  cais côncavas como para curvas verticais convexas [6].

                       De modo geral, os principais elementos que devem ser considerados na análise de

                  segurança do alinhamento vertical são [1]:

                           •  nas descidas: aumento da velocidade e das distâncias de frenagem, além da
                             possibilidade de falha dos freios dos veículos pesados;

                           •  nas subidas: diferenças de velocidade entre veículos leves e veículos
                             pesados;
                           •  em curvas verticais convexas: distâncias de visibilidade restritas;

                           •  em curvas verticais côncavas: acúmulo de água e distância de visibilidade
                             noturna.




                       A seguir, destacam-se recomendações gerais de projeto a respeito do alinhamento
                  vertical relacionadas ao que foi exposto anteriormente [6]:

                           •  frequentes alterações de rampa devem ser evitadas, pois além de quebrar

                             as expectativas dos motoristas, prejudicam a visibilidade e o conforto. É
                             desejável uma linha de greide suave, com mudanças graduais e tão contí-
                             nuas quanto possível, garantindo melhor fluidez do tráfego;

                           •  deve-se evitar alinhamento vertical ondulado. A sucessão de lombadas e
                             depressões pode limitar a visibilidade, uma vez que veículos em pontos bai-
                             xos ficam ocultos, criando situações problemáticas do ponto de vista de
                             segurança;

                           •  em vias de baixa velocidade, pode-se intercalar rampas íngremes com
                             rampas mais suaves, ao invés de dispor de rampa contínua com greide

                             intermediário;




                  8   Este tema é abordado com mais detalhes no item “7.1.5 — Distância de visibilidade”.


                                                                                                            207

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                                                                                                         DER / SP
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