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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
devido à superelevação, para facilitar a dirigibilidade, melhorar o conforto e
permitir condições operacionais favoráveis;
• curvas devem ser projetadas de acordo com a velocidade diretriz, com apoio
de superelevação e superlargura;
• curvas dotadas de raios muito grandes (por exemplo, R > 5.000 m) devem
ser evitadas, pois apresentam um desenvolvimento longo que prejudica a
dirigibilidade devido às distâncias muito grandes a serem percorridas pelos
veículos [2];
• curvas espirais muito longas devem ser evitadas, pois podem dificultar a
percepção visual da curva e contribuir para problemas de drenagem;
• deve-se evitar a utilização do raio mínimo de curvatura para uma dada ve-
locidade de projeto, restringindo-se apenas aos casos em que outras limi-
tações impeçam a adoção de raios superiores;
• nos casos em que curvas de raios pequenos são inevitáveis, é desejável
que curvas de raios sucessivamente menores sejam introduzidas, de forma
que a curvatura mais acentuada não se apresente ao motorista de forma
abrupta;
• no caso de curvas com ângulos centrais pequenos, o desenvolvimento das
curvas deve ser suficiente para evitar a aparência de quebra no alinhamento;
• curvas acentuadas, nos casos em que as opções de alinhamentos são res-
tritas, devem ser acompanhadas de medidas de segurança, como redução
de velocidade, sinalização vertical de advertência, instalação de dispositi-
vos de contenção lateral etc.
• curvas reversas dotadas de curvas de transição em espiral devem ter suas
extremidades coincidentes;
• curvas reversas separadas por tangente devem respeitar o comprimento mí-
nimo da tangente intermediária para permitir a transição da superelevação;
• caso sejam necessárias curvas sucessivas na mesma direção, deve-
-se avaliar a possibilidade de substituí-las por uma curva única, de maior
desenvolvimento;
• curvas sucessivas devem estar inter-relacionadas, para evitar varia-
ções abruptas de curvatura. O Gráfico 7.2 indica as diferenças desejáveis,
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP