Page 206 - Manual_de_Seguranca_Viaria
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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  7.1.2 Alinhamento vertical


                  O projeto do alinhamento vertical de uma rodovia é composto por tangentes (rampas
                  ascendentes e descendentes) e curvas verticais de concordância (concavas ou con-

                  vexas), desenvolvidas no eixo da via em perfil (greide). Um alinhamento vertical bem
                  projetado considera mudanças graduais e contínuas no perfil longitudinal, evitando ou
                  minimizando surpresas aos motoristas, além de possibilitar uma viagem confortável
                  e esteticamente agradável. Também apresenta benefícios para a Segurança Viária ao
                  permitir longas distâncias de visibilidade e melhorar a legibilidade da via.


                       Observa-se que em trechos com rampa acentuada a ocorrência de acidentes se
                  mostra maior do que em trechos em nível, devido ao desempenho de veículos pesados,
                  sendo esse um aspecto importante a ser considerado no desenvolvimento de um pro-

                  jeto seguro de rodovia. Rampas longas e greides elevados provocam perda da capaci-
                  dade de aceleração e frenagem dos veículos pesados, resultando em um aumento da
                  velocidade em rampas descendentes e na desaceleração em rampas ascendentes. Com
                  isso, verifica-se uma maior diferença entre as velocidades de veículos leves e pesados,

                  o que pode causar aumento na ocorrência de acidentes.

                       A frequência e a severidade de acidentes são maiores em descidas do que em su-
                  bidas. Declives acentuados expõem o veículo ao aumento de velocidade e exigem o
                  uso permanente dos freios, podendo ocasionar falhas nos freios dos veículos pesados.

                  Dessa forma, em trechos descendentes longos com greides elevados e tráfego consi-
                  derável de veículos pesados, é recomendada a utilização de rampas de escape .
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                       No caso de rampas ascendentes, a maior velocidade que pode ser mantida por

                  um veículo pesado depende do comprimento e grau de declividade do greide, além da
                  relação peso/potência do veículo [1]. Portanto, rampas ascendentes devem ser proje-
                  tadas considerando os comprimentos críticos de rampa, ou seja, respeitando o máximo
                  comprimento de uma rampa ascendente para determinado greide na qual um veículo
                  pesado é capaz de operar sem perda excessiva de velocidade.


                       Quando o comprimento da rampa ultrapassa o comprimento crítico e o tráfego de
                  veículos pesados é elevado, a capacidade da via pode ser prejudicada devido à redução


                  7   Este tema é abordado com mais detalhes no ”Capítulo 8 — Projeto seguro das laterais das
                     vias”.


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                                                                                                         DER / SP
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