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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
7.1.2 Alinhamento vertical
O projeto do alinhamento vertical de uma rodovia é composto por tangentes (rampas
ascendentes e descendentes) e curvas verticais de concordância (concavas ou con-
vexas), desenvolvidas no eixo da via em perfil (greide). Um alinhamento vertical bem
projetado considera mudanças graduais e contínuas no perfil longitudinal, evitando ou
minimizando surpresas aos motoristas, além de possibilitar uma viagem confortável
e esteticamente agradável. Também apresenta benefícios para a Segurança Viária ao
permitir longas distâncias de visibilidade e melhorar a legibilidade da via.
Observa-se que em trechos com rampa acentuada a ocorrência de acidentes se
mostra maior do que em trechos em nível, devido ao desempenho de veículos pesados,
sendo esse um aspecto importante a ser considerado no desenvolvimento de um pro-
jeto seguro de rodovia. Rampas longas e greides elevados provocam perda da capaci-
dade de aceleração e frenagem dos veículos pesados, resultando em um aumento da
velocidade em rampas descendentes e na desaceleração em rampas ascendentes. Com
isso, verifica-se uma maior diferença entre as velocidades de veículos leves e pesados,
o que pode causar aumento na ocorrência de acidentes.
A frequência e a severidade de acidentes são maiores em descidas do que em su-
bidas. Declives acentuados expõem o veículo ao aumento de velocidade e exigem o
uso permanente dos freios, podendo ocasionar falhas nos freios dos veículos pesados.
Dessa forma, em trechos descendentes longos com greides elevados e tráfego consi-
derável de veículos pesados, é recomendada a utilização de rampas de escape .
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No caso de rampas ascendentes, a maior velocidade que pode ser mantida por
um veículo pesado depende do comprimento e grau de declividade do greide, além da
relação peso/potência do veículo [1]. Portanto, rampas ascendentes devem ser proje-
tadas considerando os comprimentos críticos de rampa, ou seja, respeitando o máximo
comprimento de uma rampa ascendente para determinado greide na qual um veículo
pesado é capaz de operar sem perda excessiva de velocidade.
Quando o comprimento da rampa ultrapassa o comprimento crítico e o tráfego de
veículos pesados é elevado, a capacidade da via pode ser prejudicada devido à redução
7 Este tema é abordado com mais detalhes no ”Capítulo 8 — Projeto seguro das laterais das
vias”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP