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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                           •  em trechos longos em rampa, é desejável dispor as rampas mais íngremes
                             na parte inferior e as mais suaves na parte superior, de modo a tirar provei-
                             to do impulso acumulado nos segmentos planos ou descendentes anterio-

                             res à subida;
                           •  trechos extensos e sem curvas verticais devem ser analisados do ponto de
                             vista das condições operacionais decorrentes, para desencorajar velocida-
                             des excessivas;

                           •  curvas verticais em um mesmo sentido, separadas por um curto trecho em
                             tangente, devem ser evitadas, especialmente curvas côncavas e em rodo-

                             vias duplicadas;
                           •  curvas verticais côncavas em trechos de corte devem ser evitadas, a menos
                             que seja possível garantir condições de drenagem adequada.




                  7.1.3 Coordenação entre os alinhamentos horizontal e vertical


                  Os alinhamentos horizontal e vertical estão entre os mais importantes elementos de
                  projeto da rodovia e devem ser projetados seguindo as recomendações de seguran-
                  ça apresentadas nos itens "7.1.1 — Alinhamento horizontal" e "7.1.2 —  Alinhamento

                  vertical". Contudo, quando o projeto geométrico é pensado separadamente em planta
                  e perfil, combinações inadequadas desses dois elementos podem ocorrer, afetando a
                  estética, a eficiência operacional, o conforto e, especialmente, a segurança da via. A fal-
                  ta de coordenação entre os alinhamentos pode, ainda, agravar eventuais deficiências

                  ou mesmo anular aspectos favoráveis de um ou de outro [2]. Assim, os alinhamentos
                  horizontal e vertical devem estar em harmonia, e o estudo em conjunto dos traçados
                  deve ser realizada a partir do elemento tridimensional do projeto geométrico.

                       A Figura 7.2 ilustra a diferença ao se analisar os alinhamentos de forma isolada

                  e a concepção dos alinhamentos no elemento tridimensional. Nota-se que na análise
                  tridimensional é possível visualizar a perspectiva do motorista ao trafegar na via, o que
                  não é considerado na análise isolada dos elementos.












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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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