Page 209 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 209
CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
• em trechos longos em rampa, é desejável dispor as rampas mais íngremes
na parte inferior e as mais suaves na parte superior, de modo a tirar provei-
to do impulso acumulado nos segmentos planos ou descendentes anterio-
res à subida;
• trechos extensos e sem curvas verticais devem ser analisados do ponto de
vista das condições operacionais decorrentes, para desencorajar velocida-
des excessivas;
• curvas verticais em um mesmo sentido, separadas por um curto trecho em
tangente, devem ser evitadas, especialmente curvas côncavas e em rodo-
vias duplicadas;
• curvas verticais côncavas em trechos de corte devem ser evitadas, a menos
que seja possível garantir condições de drenagem adequada.
7.1.3 Coordenação entre os alinhamentos horizontal e vertical
Os alinhamentos horizontal e vertical estão entre os mais importantes elementos de
projeto da rodovia e devem ser projetados seguindo as recomendações de seguran-
ça apresentadas nos itens "7.1.1 — Alinhamento horizontal" e "7.1.2 — Alinhamento
vertical". Contudo, quando o projeto geométrico é pensado separadamente em planta
e perfil, combinações inadequadas desses dois elementos podem ocorrer, afetando a
estética, a eficiência operacional, o conforto e, especialmente, a segurança da via. A fal-
ta de coordenação entre os alinhamentos pode, ainda, agravar eventuais deficiências
ou mesmo anular aspectos favoráveis de um ou de outro [2]. Assim, os alinhamentos
horizontal e vertical devem estar em harmonia, e o estudo em conjunto dos traçados
deve ser realizada a partir do elemento tridimensional do projeto geométrico.
A Figura 7.2 ilustra a diferença ao se analisar os alinhamentos de forma isolada
e a concepção dos alinhamentos no elemento tridimensional. Nota-se que na análise
tridimensional é possível visualizar a perspectiva do motorista ao trafegar na via, o que
não é considerado na análise isolada dos elementos.
208
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP