Page 211 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 211

CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                        (iii)  dissociação entre o traçado em planta e em perfil, que pode ocorrer a partir
                             de diferentes combinações de traçado e cria uma quebra de continuidade
                             visual, prejudicando a legibilidade da via.




                       A situação (i) destaca a incompatibilidade entre o traçado e o tipo de terreno. O
                  traçado de uma via depende fundamentalmente do relevo local e deve ser projetado
                  de forma que se possa superar as limitações do meio físico e garantir segurança e
                  conforto aos usuários. Além disso, os alinhamentos horizontal e vertical devem garan-

                  tir declividades suaves combinadas com curvas horizontais suaves, enquanto greides
                  íngremes devem ser coordenados com curvas horizontais mais restritas.

                       Dessa forma, regiões com relevo plano ou ondulado devem apresentar um traçado

                  com curvas horizontais e verticais suaves, o que permite uma boa distância de visibili-
                  dade ao projeto. Por outro lado, regiões com relevo acidentado podem exigir o emprego
                  de curvas restritas para proporcionar um maior desenvolvimento do traçado.

                       Além disso, regiões de relevo montanhoso requerem grandes movimentações de

                  terra, sendo necessária a análise da Segurança Viária na compensação de corte e aterro,
                  inclusive nas laterais da via. A presença de um talude de corte próximo à plataforma, por
                  exemplo, pode prejudicar a visibilidade em curvas, ocasionando pontos cegos. Assim, é
                  recomendado ter atenção ao realizar a terraplenagem na zona livre lateral da via .
                                                                                               9

                       Projetos de rodovias devem pensar em soluções para a preservação ambiental,
                  especialmente a fim de reduzir as movimentações de terra em regiões montanhosas. A
                  construção de túneis, pontes e viadutos podem minimizar o impacto ambiental causa-
                  do pelas atividades de corte e aterro necessárias nessas regiões.


                       A classe da rodovia também influencia na determinação dos alinhamentos. Rodo-
                  vias de classes mais altas (como classe 0 e IA), nas quais são esperadas maiores velo-
                  cidades operacionais e regulamentadas, têm padrão de projeto mais elevado. Nesses
                  casos, mesmo em terrenos montanhosos, os traçados em curva não condizem com

                  raios restritos, especialmente se a curva for isolada, quebrando o padrão estabelecido
                  para a rodovia e surpreendendo o motorista. Já as rodovias de classes mais baixas per-
                  mitem curvas mais acentuadas em topografia montanhosa.



                  9   Este tema é abordado com mais detalhes no “Capítulo 8 — Projeto seguro das laterais das vias”.


          210

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   206   207   208   209   210   211   212   213   214   215   216