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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                       Isso ocorre, por exemplo, na situação ilustrada na Figura 7.7, quando o início de
                  uma curva horizontal não é visível para o motorista devido a existência de uma curva
                  vertical convexa, mas a continuidade do traçado da curva horizontal é visível mais à

                  frente. Nesses casos, a segurança é ainda prejudicada pelas velocidades elevadas com
                  que os veículos entram na curva, alcançadas devido à presença do declive antes do
                  início da curva horizontal. Outro exemplo dessa situação ocorre quando o início de uma
                  curva horizontal está localizado no vértice de uma curva convexa, surpreendendo o
                  motorista e impedindo que ele identifique a curva horizontal com antecedência.


                       A mudança abrupta nos alinhamentos pode ocasionar quebras visuais que di-
                  ficultam ainda mais o entendimento da via. Assim, variações no traçado devem ser
                  realizadas de forma gradual e contínua [6]. Além disso, curvas horizontais e verticais
                  coincidentes geram melhor fluência ótica, permitindo ao motorista uma visão clara do
                  traçado e impedindo que ele seja surpreendido.


                       A Figura 7.7 ilustra o problema de quebra visual causado pela descoordenação
                  entre curvas verticais e horizontais (à esquerda) versus uma solução implantada para
                  eliminar a quebra visual e garantir a legibilidade em um projeto seguro (à direita). O pro-
                  blema refere-se à situação de projeto onde o ponto mais baixo do greide de uma curva
                  horizontal não é visível na perspectiva do ponto mais alto do traçado.


                         Figura 7.7: Quebra visual causada por descoordenação entre os vértices das
                            curvas horizontais e verticais: situação inadequada versus boa prática


















                                       Fonte: elaborado pelo autor com base em [8] e [5]


                       A quebra visual do traçado apresentada à esquerda da Figura 7.7 pode surpreen-

                  der o motorista com a configuração da rodovia após a curva convexa, impedindo-o de
                  verificar, com antecedência, a inclinação do declive. O início da curva horizontal ocorre



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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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