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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
no ponto mais baixo do greide, onde a velocidade praticada pelos veículos costuma ser
mais alta. Uma boa prática é compatibilizar as curvas horizontais e verticais para um
traçado mais suave, como apresentado à direita da Figura 7.7.
Em vista do que foi apresentado, a análise do elemento tridimensional no proje-
to geométrico se torna importante, uma vez que pode evitar problemas de segurança
ocasionados pela falta de coordenação entre os alinhamentos. Contudo, não é possível
determinar um padrão de projeto capaz de garantir coordenação entre os elementos em
planta e perfil, aplicável a qualquer situação, visto que rodovias podem apresentar dife-
rentes características, que dependem, inclusive, das regiões em que estão localizadas.
A seguir são listadas recomendações gerais para buscar uma boa coordenação en-
tre os alinhamentos horizontal e vertical, assim como configurações inadequadas que
devem ser evitadas [2], [8]:
• trechos em tangente não são coerentes com frequentes alterações bruscas
no greide e vice-versa;
• curvas verticais e horizontais superpostas resultam em um traçado geral-
mente agradável — é recomendado que curvas verticais estejam contidas
nas curvas horizontais, com os vértices das tangentes (pontos de interse-
ção vertical) coincidindo quando possível;
• curvas horizontais não devem iniciar ou terminar no ponto mais elevado
das curvas verticais convexas para não surpreender o motorista, especial-
mente no período noturno;
• da mesma forma, curvas horizontais não devem ter início coincidente com
pontos baixos do greide, ao final de longas descidas. Essa configuração
pode resultar tanto em uma aparência distorcida do traçado, impedindo a
percepção da continuidade da curva, como em situações perigosas decor-
rentes do natural aumento da velocidade nas descidas, especialmente para
veículos pesados;
• o traçado em planta deve estar de acordo com o traçado em perfil. Devem
ser evitadas as combinações de curvas horizontais de raios restritos com
declividades longitudinais suaves e curvas horizontais suaves com greides
acentuados;
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP