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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
A DVP deve ser alcançada por meio do projeto geométrico da rodovia. Existem si-
tuações em que as configurações da via e as características do entorno não permitem
uma distância de visibilidade compatível com a DVP estabelecida para a velocidade de
projeto. Nesses casos, é necessário reduzir a velocidade de projeto de modo que a dis-
tância de visibilidade de parada se adeque às características da rodovia e seu entorno.
A definição da DVP para determinada velocidade de projeto leva em consideração duas
componentes [7]:
(i) distância de reação: distância percorrida pelo veículo, a partir do momento
em que o motorista identifica um objeto ou uma situação de risco (que exige
a parada do veículo), até o instante em que os freios são acionados. Essa
distância corresponde à distância percorrida no PRT, que usualmente assu-
me o valor de 2,5 segundos na elaboração de projetos;
(ii) distância de frenagem: distância necessária para imobilizar o veículo, a
partir do acionamento dos freios. Depende tanto da velocidade de projeto
como da capacidade de desaceleração do veículo.
Destaca-se que as distâncias de frenagem para veículos pesados são substan-
cialmente maiores que as correspondentes para veículos leves. Porém, a maior altura
dos olhos do motorista de veículos pesados pode auxiliar na visualização antecipada do
risco, pois, enquanto a altura dos olhos do motorista em veículos leves é considerada
1,08 metros, esse valor varia entre 1,80 e 2,40 metros em veículos pesados [7].
Normalmente, as DVPs são suficientes para permitir que motoristas, razoavel-
mente competentes e atentos, executem paradas de emergência em condições ordiná-
rias [2]. Contudo, existem algumas situações em que essas distâncias podem se revelar
insuficientes, como: quando há necessidade de tomada de decisão complexa e imedia-
ta; quando as informações recebidas podem causar confusão; ou quando manobras
inesperadas ou não habituais são necessárias.
Além disso, utilizar a DVP como a distância mínima necessária para parar o veículo
pode dificultar o uso de manobras evasivas, frequentemente menos perigosas e pre-
feríveis em relação à parada do veículo [7]. Nessas circunstâncias, a distância de visibi-
lidade de tomada de decisão (DVTD), por ser maior, fornece comprimento adequado às
necessidades do motorista [2].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP