Page 220 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 220

CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                       A DVP deve ser alcançada por meio do projeto geométrico da rodovia. Existem si-
                  tuações em que as configurações da via e as características do entorno não permitem
                  uma distância de visibilidade compatível com a DVP estabelecida para a velocidade de

                  projeto. Nesses casos, é necessário reduzir a velocidade de projeto de modo que a dis-
                  tância de visibilidade de parada se adeque às características da rodovia e seu entorno.
                  A definição da DVP para determinada velocidade de projeto leva em consideração duas
                  componentes [7]:


                         (i)  distância de reação: distância percorrida pelo veículo, a partir do momento
                             em que o motorista identifica um objeto ou uma situação de risco (que exige
                             a parada do veículo), até o instante em que os freios são acionados. Essa
                             distância corresponde à distância percorrida no PRT, que usualmente assu-
                             me o valor de 2,5 segundos na elaboração de projetos;

                         (ii)  distância de frenagem: distância necessária para imobilizar  o veículo, a
                             partir do acionamento dos freios. Depende tanto da velocidade de projeto

                             como da capacidade de desaceleração do veículo.



                       Destaca-se que as distâncias de frenagem para veículos pesados são substan-
                  cialmente maiores que as correspondentes para veículos leves. Porém, a maior altura

                  dos olhos do motorista de veículos pesados pode auxiliar na visualização antecipada do
                  risco, pois, enquanto a altura dos olhos do motorista em veículos leves é considerada
                  1,08 metros, esse valor varia entre 1,80 e 2,40 metros em veículos pesados [7].

                       Normalmente, as DVPs são suficientes para permitir que motoristas, razoavel-

                  mente competentes e atentos, executem paradas de emergência em condições ordiná-
                  rias [2]. Contudo, existem algumas situações em que essas distâncias podem se revelar
                  insuficientes, como: quando há necessidade de tomada de decisão complexa e imedia-
                  ta; quando as informações recebidas podem causar confusão; ou quando manobras

                  inesperadas ou não habituais são necessárias.

                       Além disso, utilizar a DVP como a distância mínima necessária para parar o veículo
                  pode dificultar o uso de manobras evasivas, frequentemente menos perigosas e pre-
                  feríveis em relação à parada do veículo [7]. Nessas circunstâncias, a distância de visibi-

                  lidade de tomada de decisão (DVTD), por ser maior, fornece comprimento adequado às
                  necessidades do motorista [2].



                                                                                                            219

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   215   216   217   218   219   220   221   222   223   224   225