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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  7.1.5 Distância de visibilidade


                  Estima-se que cerca de 90% da informação usada para dirigir é visual. Dessa forma,
                  informações visuais, fornecidas pela rodovia, devem contribuir para facilitar a tarefa de

                  dirigir [1], permitindo que os motoristas sejam capazes de identificar situações de risco
                  e controlar os veículos a tempo, seja para executar manobras com segurança ou para
                  interromper seu movimento [6].

                       Ao projetar uma rodovia, deve-se assegurar que as configurações geométricas e

                  as características do entorno não causem limitações visuais aos motoristas, garantin-
                  do uma distância de visibilidade adequada às características do trecho.

                       A distância de visibilidade corresponde ao comprimento da via visível ao motorista.
                  De modo geral, na elaboração de um projeto seguro de rodovias deve-se considerar

                  três distâncias de visibilidade:

                           •  distância de visibilidade de parada (DVP);

                           •  distância de visibilidade de tomada de decisão (DVTD, ou distância de visi-
                             bilidade de decisão — DVD);
                           •  distância de visibilidade de ultrapassagem (DVU).




                       A velocidade de projeto e o PRT (Tempo de Percepção e Resposta, em inglês, Per-
                  ception-Response (or Reaction) Time)  são os principais fatores que influenciam na de-
                                                     10
                  terminação das distâncias de visibilidade, especialmente a DVP e a DVTD.


                       A distância de visibilidade de parada (DVP) é definida como a distância mínima que
                  garante que um veículo médio, em condições razoáveis de manutenção, trafegando a
                  uma determinada velocidade, em condições chuvosas, e em uma rodovia pavimentada
                  (adequadamente conservada), seja capaz de parar ao perceber a existência de um obs-

                  táculo ou de uma situação de perigo à sua frente [2]. Dessa forma, toda rodovia deve
                  proporcionar, ao longo de toda sua extensão, uma distância de visibilidade de parada
                  adequada à sua velocidade de projeto.





                  10   O conceito do Tempo de Percepção e Resposta (PRT) é explicado no “Capítulo 4 — Fatores de
                     risco e fatores contribuintes para os acidentes”.


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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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