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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
A distância de visibilidade de ultrapassagem (DVU) é a extensão necessária, em
uma rodovia de pista simples, para que um veículo possa ultrapassar outro, mais lento,
trafegando à sua frente, em condições aceitáveis de conforto e segurança [8]. A rodo-
via deve fornecer trechos frequentes e com extensão apropriada para a realização de
manobras de ultrapassagem, de modo que os veículos lentos não provoquem grandes
atrasos. Além disso, a extensão desses trechos deve ser suficiente para que o motoris-
ta que está realizando a ultrapassagem possa optar por abortar a manobra e retornar
à faixa da direita, caso perceba que um veículo do fluxo oposto está a uma distância e a
uma velocidade que impeça a conclusão da ultrapassagem com segurança [8].
A frequência e a extensão das seções de ultrapassagem dependem principalmen-
te da topografia local e da velocidade de projeto. No contexto nacional, recomenda-se
viabilizar a ultrapassagem em intervalos entre 1,5 e 3,0 km [2], enquanto diretrizes
norte-americanas estabelecem como desejável a DVU presente em 20% da extensão
total da via [8].
Oportunidades de ultrapassagem são influenciadas não só pela provisão de tre-
chos com distância de visibilidade adequada, mas também, pela disponibilidade de in-
tervalos suficientes entre os veículos que trafegam no sentido oposto [1]. No caso de
rodovias com baixos volumes de tráfego, onde a necessidade de ultrapassagem é me-
nor, as oportunidades são mais frequentes, uma vez que os intervalos entre os veículos
se aproximando no sentido contrário são maiores [2]. À medida que crescem os volu-
mes de tráfego, a demanda por ultrapassagens aumenta, entretanto, os intervalos no
fluxo oposto e as oportunidades efetivas para realizar ultrapassagens com segurança
diminuem.
Além do volume de tráfego, a presença de veículos pesados também impacta a
demanda por ultrapassagens: quanto maior o volume de veículos pesados, maior é o
tempo trafegando em pelotão , e maior é o risco que os motoristas estão dispostos a
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correr para realizar a ultrapassagem.
12 Pelotões de tráfego ocorrem quando um veículo mais rápido trafega atrás de veículos lentos,
devido à impossibilidade de realizar uma manobra de ultrapassagem [9]. De maneira geral, po-
de-se considerar um pelotão quando os intervalos entre veículos são iguais ou inferiores a 5
segundos [1].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP