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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                       A distância de visibilidade de ultrapassagem (DVU) é a extensão necessária, em
                  uma rodovia de pista simples, para que um veículo possa ultrapassar outro, mais lento,
                  trafegando à sua frente, em condições aceitáveis de conforto e segurança [8]. A rodo-

                  via deve fornecer trechos frequentes e com extensão apropriada para a realização de
                  manobras de ultrapassagem, de modo que os veículos lentos não provoquem grandes
                  atrasos. Além disso, a extensão desses trechos deve ser suficiente para que o motoris-
                  ta que está realizando a ultrapassagem possa optar por abortar a manobra e retornar
                  à faixa da direita, caso perceba que um veículo do fluxo oposto está a uma distância e a

                  uma velocidade que impeça a conclusão da ultrapassagem com segurança [8].

                       A frequência e a extensão das seções de ultrapassagem dependem principalmen-
                  te da topografia local e da velocidade de projeto. No contexto nacional, recomenda-se
                  viabilizar a ultrapassagem em intervalos entre 1,5 e 3,0 km [2], enquanto diretrizes

                  norte-americanas estabelecem como desejável a DVU presente em 20% da extensão
                  total da via [8].

                       Oportunidades de ultrapassagem são influenciadas não só pela provisão de tre-

                  chos com distância de visibilidade adequada, mas também, pela disponibilidade de in-
                  tervalos suficientes entre os veículos que trafegam no sentido oposto [1]. No caso de
                  rodovias com baixos volumes de tráfego, onde a necessidade de ultrapassagem é me-
                  nor, as oportunidades são mais frequentes, uma vez que os intervalos entre os veículos

                  se aproximando no sentido contrário são maiores [2]. À medida que crescem os volu-
                  mes de tráfego, a demanda por ultrapassagens aumenta, entretanto, os intervalos no
                  fluxo oposto e as oportunidades efetivas para realizar ultrapassagens com segurança
                  diminuem.


                       Além do volume de tráfego, a presença de veículos pesados também impacta a
                  demanda por ultrapassagens: quanto maior o volume de veículos pesados, maior é o
                  tempo trafegando em pelotão , e maior é o risco que os motoristas estão dispostos a
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                  correr para realizar a ultrapassagem.







                  12   Pelotões de tráfego ocorrem quando um veículo mais rápido trafega atrás de veículos lentos,
                     devido à impossibilidade de realizar uma manobra de ultrapassagem [9]. De maneira geral, po-
                     de-se considerar um pelotão quando os  intervalos entre veículos são iguais ou inferiores a 5
                     segundos [1].


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                                                                                                         DER / SP
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