Page 221 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 221
CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
A DVTD consiste na distância necessária para que o motorista seja capaz de de-
tectar e reconhecer situações de risco (inesperadas e de difícil compreensão), avaliar o
problema identificado, decidir a ação a ser tomada — selecionando trajetória e veloci-
dade adequadas —, iniciar e concluir a manobra com eficiência e segurança [6].
São exemplos de locais críticos onde é desejável dispor de DVTD: interseções com-
plexas, saídas pela esquerda, modificações na seção transversal, redução do número
de faixas de tráfego e praças de pedágio [1]. Nesses casos, o PRT varia em função do
grau de complexidade da situação com a qual o motorista se depara e do tipo de ma-
nobra que o motorista escolhe realizar. Em geral, o PRT para a DVTD é superior àquele
adotado para os valores de projeto da DVP [8].
A AASHTO recomenda a adoção de 3,0 segundos para o PRT na determinação da
DVTD em vias rurais, quando a manobra escolhida pelo motorista é a parada do veículo.
Isso porque a DVTD considera o tempo para o motorista entender a rodovia, diante de
uma geometria complexa [7]. Dessa forma, o PRT recomendado para a determinação
da DVTD é superior ao PRT recomendado para a determinação da DVP e, consequente-
mente, a DVTD é superior à DVP.
Para o caso de entroncamentos, por exemplo, as DVTDs são substancialmente
maiores que as correspondentes DVPs, devido aos comprimentos necessários para
acomodar manobras (realizadas com velocidades reduzidas ou iguais à velocidade de
projeto) e ao maior PRT (que pode assumir valores superiores a 11 segundos) [7]. As-
sim, a DVTD pode assumir valores que superam o dobro da DVP, pois oferece aos mo-
toristas uma margem de segurança para falhas [8].
Contudo, diferentemente da DVP — que depende de parâmetros geométricos da
via —, a DVTD pode ser alcançada com o uso de sinalização apropriada. Pré-sinalização
e sinalização vertical de advertência podem ser utilizadas para informar situações
11
incomuns e de difícil compreensão ao motorista com antecedência. Isso permite que o
motorista compreenda a configuração da via à sua frente e contribui para a tomada de
decisão sobre as ações necessárias antes de alcançar uma situação de maior comple-
xidade ou de risco.
11 Este tema é abordado com mais detalhes no item “7.4 — Sinalização” deste capítulo.
220
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP