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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
Outra situação que pode afetar a distância de visibilidade é a presença de curvas
verticais. Em curvas verticais convexas, o desenvolvimento do traçado deve garantir
distância de visibilidade suficiente para o motorista identificar possíveis riscos locali-
zados na curva, e ter condições de parar o veículo com segurança, quando necessário
(Figura 7.10 (i)). No caso de curvas côncavas, é necessário verificar a possível redução
de visibilidade, decorrente da limitação do alcance dos faróis dianteiros no período no-
turno (Figura 7.10 (ii)) ou pela interferência de estruturas transversais, como viadutos,
sinalização etc.
Figura 7.10: Distância de visibilidade em curvas verticais
(i) Curvas verticais convexas
(ii) Curvas verticais côncavas (alcance dos faróis)
ÁREA DE ALCANCE
ÁREA DE ALCANCE
DOS FARÓIS
DOS FARÓIS
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1]
Além das distâncias de visibilidade anteriormente mencionadas (DVP, DVTD e
DVU), que são determinadas considerando o ponto de vista dos veículos que trafegam
na via principal, um projeto seguro de rodovias deve assegurar a visibilidade de outros
veículos que desejam atravessar a rodovia ou se inserir ao tráfego dessa via.
Oportunidades de cruzamento são determinadas pela disponibilidade de interva-
los entre a passagem de veículos na via que se deseja cruzar. Esses intervalos devem
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP