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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                       Outra situação que pode afetar a distância de visibilidade é a presença de curvas
                  verticais. Em curvas verticais convexas, o desenvolvimento do traçado deve garantir
                  distância de visibilidade suficiente para o motorista identificar possíveis riscos locali-

                  zados na curva,  e ter condições de parar o veículo com segurança, quando necessário
                  (Figura 7.10 (i)). No caso de curvas côncavas, é necessário verificar a possível redução
                  de visibilidade, decorrente da limitação do alcance dos faróis dianteiros no período no-
                  turno (Figura 7.10 (ii)) ou pela interferência de estruturas transversais, como viadutos,
                  sinalização etc.



                                  Figura 7.10: Distância de visibilidade em curvas verticais


                                               (i) Curvas verticais convexas




















                                      (ii) Curvas verticais côncavas (alcance dos faróis)


                                                    ÁREA DE ALCANCE
                                                   ÁREA DE ALCANCE
                                                    DOS FARÓIS
                                                   DOS FARÓIS


                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [1]


                       Além das distâncias de visibilidade anteriormente mencionadas (DVP, DVTD e

                  DVU), que são determinadas considerando o ponto de vista dos veículos que trafegam
                  na via principal, um projeto seguro de rodovias deve assegurar a visibilidade de outros
                  veículos que desejam atravessar a rodovia ou se inserir ao tráfego dessa via.

                       Oportunidades de cruzamento são determinadas pela disponibilidade de interva-

                  los entre a passagem de veículos na via que se deseja cruzar. Esses intervalos devem



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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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